A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) realiza na próxima semana a 19ª edição do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva. O tema deste ano será “Competitividade da indústria brasileira: o futuro é agora”. O objetivo é discutir a formação no País de engenheiros para trabalhar no setor automobilístico. Conforme dados da entidade, há atualmente 12 mil profissionais na área. Para atender o volume de produção estimado para 2016 (cerca de 5 milhões de veículos) seria necessário dobrar esse número.
Os dias serão divididos em painéis e apresentações técnicas. Ao todo haverá 50 trabalhos, com temas como combustíveis, ensaios e simulações e motores e transmissões. A organização espera receber dois mil participantes durante o evento.
Os painéis terão quatro temas principais: educação e mão de obra, emissões de poluentes, trânsito e inovação no setor automobilístico. Haverá participação de profissionais como o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Miguel Jorge e do presidente da Fiat e Anfavea, Cledorvino Belini.
O Simea deste ano ocorre no hotel Sheraton São Paulo WTC, nos dias 21 e 22, a partir das 9h. Com preços a partir de R$ 100 para estudantes, as inscrições podem ser feitas pelowww.simea.org.br/inscricoes/.
No evento, a AEA iniciará o Prêmio Jovem Engenheiro Automotivo. A primeira fase incluirá nove instituições de ensino de São Paulo, entre as quais estão Poli-USP, Mackenzie e Unicamp. Os estudantes deverão apresentar trabalho de conclusão de curso voltado ao setor automobilístico. Serão analisados o currículo e o histórico escolar do aluno.
A premiação, ainda a ser definida, deverá incluir participação gratuita em todos os cursos e eventos (mesmo os internacionais) da entidade.