É nesta terça-feira o Dia Nacional do Fusca, data reconhecida pela Volkswagen por ser a mesma do início da fabricação do carro do País, em 1959. E, para celebrar o carrinho mais querido do Brasil, clubes de São Bernardo do Campo (SP) e Curitiba (PR) promoverão eventos no domingo.
Na cidade paulista, o evento ocorrerá no estacionamento do São Bernardo Plaza Shopping (Avenida Rotary, 624) e será das 9h às 14h, com entrada gratuita. O expositor que doar dois quilos de alimento não-perecível não precisará pagar o estacionamento.
De acordo com a organização, além de diversos exemplares do Fusca de todas as épocas, haverá unidades de modelos que compartilharam mecânica com o carrinho, como Brasília, Kombi e Puma. O espaço também terá mercado de peças e venda de produtos (como camisetas e bonês) alusivos ao Fusca.
Em Curitiba, um evento promete reunir 10 mil pessoas e muitos exemplares do Fusca. Ele ocorrerá das 7h às 19h no Sociesc (BR 116, km 106, número 18.805) e, além da exposição de carros, terá praça de alimentação, espaço recreativo para crianças, sorteio de brinde e venda de peças.
Para os visitantes, a entrada é gratuita. O expositor paga R$ 10 e tem de levar um quilo de alimento não-perecível.
Além do Dia Nacional do Fusca, o carro tem também um Dia Mundial, celebrado em 22 de junho.
A criação do Dia Mundial do Fusca ocorreu em um encontro realizado em 1995 na Alemanha e foi iniciativa do Fusca Clube do Brasil. A data escolhida é a mesma que, em 1934, Ferdinand Porsche assinou contrato para o desenvolvimento do “carro do povo”.
HISTÓRIA NO BRASIL
O Fusca foi produzido no País em dois momentos. O primeiro foi entre 1959 e 1986, com total de 3,2 milhões de unidades fabricadas.
O carro voltou em 1993, com apoio do então presidente Itamar Franco – por isso, ficou conhecido como “Fusca Itamar” (foto acima). Ele foi feito até 1996, com 50 mil exemplares produzidos.
Em 1998, o Fusca ganhou uma releitura, batizada de “New Beetle” – Beetle foi um dos nomes mais populares no exterior. Na Alemanha, por exemplo, ele Käfer, na Itália, Maggiolino, no México, Vocho e em Portugal, Carocha.
Na segunda geração da releitura, a Volkswagen decidiu dar ao carro o nome que o modelo original recebeu. No Brasil, portanto, ele voltou a ser Fusca – por aqui, foi lançado em 2012.