Você está lendo...
Evite riscos ao dirigir sob chuva
Notícias

Evite riscos ao dirigir sob chuva

Aderência comprometida exige cuidados com o carro. Confira dicas para dirigir com mais segurança

02 de dez, 2015 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

 Evite riscos ao dirigir sob chuva

Em período de chuva, típicos da primavera e do verão, é importante tomar cuidado não apenas com a maneira de dirigir, mas também com alguns equipamentos do veículo. Entre os itens que merecem mais atenção estão os pneus e os sistemas que garantem boa visibilidade.

Os pneus têm de estar em bom estado para oferecer a melhor aderência, que fica comprometida se a pista estiver molhada. A checagem é simples e pode ser feita por meio do TWI, uma espécie de “calombo” dentro do sulco, cuja altura é de 1,6 mm que, ao ser alcançada, indica que é hora de trocar.

Publicidade


“Também é importante mantê-los sempre calibrados”, afirma o diretor do centro de pilotagem que leva seu sobrenome, Roberto Manzini. O serviço deve ser feito a cada 15 dias.

Segundo o coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi-Brasil), Alessandro Rubio, também é preciso manter o alinhamento e o balanceamento em dia. “Caso contrário, será mais difícil controlar o carro em caso de aquaplanagem.”

Verifique os componentes do limpador de para-brisa. As palhetas são as que merecem maior atenção, pois ressecam com facilidade. Se isso acontecer, não cumprirão sua função adequadamente. “Essas peças devem ser trocadas pelo menos uma vez por ano, mas isso pode variar conforme as condições de uso e o local onde o carro está. O sol provoca desgaste maior”, explica Manzini. Outra boa dica é limpar as palhetas com um pano molhado e evitar produtos abrasivos.


É importante manter o para-brisa limpo e o reservatório de água do sistema sempre cheio. “Isso ajudará a limpar o vidro em caso de chuva fraca.”

Os faróis e lanternas também requerem atenção. “Mesmo de dia, em situações com pouca visibilidade, como chuva e neblina, eles são importantes para que seu carro seja visto pelos outros”, afirma Manzini.

Segundo especialistas, alguns itens podem sofrer danos pela ação da chuva e ter desgaste prematuro. Entre os mais vulneráveis está o escapamento. Há risco de a peça enferrujar com a entrada da água, que não tem por onde sair. Uma dica é verificar o sistema após usar o carro sob chuva muito forte.


Mesmo que a visibilidade esteja ruim, não ligue o pisca alerta em movimento ou o farol alto, pois isso pode atrapalhar os outros motoristas. No primeiro caso, a infração é média, com quatro pontos na CNH e multa de R$ 85,13. No segundo, é grave (cinco pontos e R$ 127,69).

DICAS DE DIREÇÃO

AQUAPLANAGEM
Para evitá-la, reduza a velocidade e fique de olho em poças d’água. Não há uma indicação para a chuva. O motorista deve ir “sentindo” o carro. Volante leve é sinal de que o pneu está perdendo aderência.


FREIOS
Em carro com ABS, o indicado é colocar toda a pressão no pedal de freio, até ele parar. Porém, sem o sistema, não se deve fazer isso, pois as rodas vão travar. O correto é pressionar e tirar o pé do pedal em movimentos rápidos, até a parada total.

ALAGAMENTO
Um carro só pode passar se a água for até, no máximo, metade da roda. Se for preciso percorrer a enxurrada, espere que umcarro mais alto passe antes, para ter noção da profundidade. Então, engate a primeira marcha, mantenha o giro do motor alto e a aceleração, lenta e constante.


Deixe sua opinião