Na primeira metade do século passado, alguém teve a ideia de criar um veículo que proporcionasse algum conforto mesmo quando estivesse circulando por caminhos ruins. Esse tipo de automóvel deveria mesclar a valentia dos carros fora de estrada com o interior um pouco menos rústico. O objetivo era acomodar não somente trabalhadores no campo ou soldados na guerra, mas também famílias por caminhos ruins.
Cada “lado” do mundo tem seus representantes. Do lado ocidental, o elegante Chevrolet Suburban Carryall, de 1936, é tido como o precursor dos SUVs. Do lado oriental, o indicado é o russo Pobeda (que significa “vitória”), de 1946.
No Brasil, o Willys Rural é considerado o “pai” dos SUVs. O modelo teve origem no Willys Jeep Station Wagon, produzido nos Estados Unidos de 1946 a 1965. A receita era unir a capacidade off-road do Jeep ao conforto de uma perua. Por esse motivo, o modelo passou a ser conhecido como “a Rural”, no feminino.
O Rural passou a ser produzido aqui em 1958, pela Willys Overland. Mais tarde, em 1970, continuou a ser montado pela Ford, que havia adquirido a Willys três anos antes. O modelo permaneceu em linha até 1977.
Veículos robustos por baixo (na maioria da vezes com tração 4×4) e com relativo conforto interno invariavelmente resultaram em automóveis caros, e restritos a poucos compradores.
A Ford, no entanto, deu o pulo do gato em 2003, com o lançamento do EcoSport. Desenvolvido sobre a plataforma do Fiesta, o EcoSport apresentava aspecto aventureiro e posição elevada ao volante, por um preço acessível. Era tudo o que o público queria. Foi sucesso instantâneo de público. A concorrência em um primeiro momento atacou veladamente o modelo, mas na sequência correu para desenvolver concorrentes. O primeiro oponente mais sério, no entanto, viria somente na década seguinte, com o Renault Duster. Depois vieram Jeep Renegade, Honda HR-V, Hyundai Creta, etc.
E mesmo as marcas que aparentemente nunca iriam enveredar por esse caminho não resistiram à moda (e aos altos lucros). A Porsche (a Porsche!) lançou o Cayenne em 2002 e não parou mais de ganhar dinheiro. Foi para o barro com seu modelo e tirou a empresa da lama.
A luxuosa Bentley fez o mesmo recentemente com o Bentayga, e a Alfa Romeo (!!) lançou o Stelvio, também para tentar sair de seu permanente estado de penúria.
E onde isso vai parar? Bem, a Lamborghini acaba de mostrar o Urus, que ela classifica como “super SUV”, um monstro com motor 4.0 V8 biturbo de 660 cv, capaz de chegar a 100 km/h em 3,6 segundos, 0 a 200 km/h em 12,8 segundos e a 305 km/h de máxima.
Chevrolet Suburban Carryall
O elegante Chevrolet Suburban Carryall, de 1936, é tido como o primeiro SUV da história
Chevrolet Suburban Carryall
O elegante Chevrolet Suburban Carryall, de 1936, é tido como o primeiro SUV da história.
Chevrolet Suburban
Em 1972, o Suburban tinha duas portas do lado direito e uma do lado esquerdo. O motor V8 rendia 250 cv.
Pobeda
O Pobeda, produzido de 1946 a 1958, é considerado o pioneiro entre os SUVs, pelo menos no mundo oriental. Na foto, ele leva o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Willys Rural
O Willys Rural tinha mecânica de Jeep e carroceria de perua, e é considerado o "pai dos SUVs" no Brasil.
Range Rover
O Range Rover conciliou o conforto de um carro de luxo e a capacidade off-road do Defender.
Porsche Cayenne
A Porsche surpreendeu o mundo em 2002, quando mostrou no Salão de Paris seu primeiro SUV, o Cayenne.
Porsche Cayenne
Ninguém imaginava que um dia a Porsche faria um carro para enfrentar o barro, até que o Cayenne encarou o desafio e tirou a empresa da lama.
Porsche Cayenne
Pouco mais de dois anos após seu lançamento, o Cayenne já completava a marca de 100.000 unidades produzidas.
Chevrolet Blazer
A Chevrolet Blazer era uma típica representante dos SUVs. Era feita sobre o chassi de picape, a S10.
Ford EcoSport
Em 2003, a Ford tornou possível o sonho de quem almejava ter um SUV, mas não podia pagar por um modelo muito caro. Feito sobre a plataforma do Fiesta, o EcoSport oferecia posição de dirigir elevada, visual aventureiro e preço mais acessível.
Alfa Romeo Stelvio
Com o Stelvio, a Alfa Romeo promete levar a esportividade da marca para qualquer terreno.
Bentley Bentayga
O Bentayga é a resposta da Bentley a quem esperava um utilitário-esportivo de alto luxo.
Lamborghini Urus
O Lamborghini Urus vem equipado com um motor 4.0 V8 biturbo de 660 cv. Vai de 0 a 200 km/h em 12,8 segundos, e chega a 305 km/h de máxima.