O ex-CEO da Ford, Jim Farley, fez uma declaração um tanto polêmica sobre o avanço dos carros elétricos chineses em relação às montadoras ocidentais. Na última segunda-feira (21), durante uma entrevista em um podcast, Farley confessou que tem dirigido um Xiaomi SU7 há meses. O veículo fabricado na China impressionou o executivo com sua performance.
A fala aconteceu no Everything Electric Show, podcast transmitido no YouTube. “Não gosto muito de falar sobre a concorrência, mas eu dirijo um Xiaomi. Levamos um de Xangai para Chicago e estou dirigindo-o há seis meses e não quero abrir mão dele.”afirmou Farley. Ele acrescentou que suas viagens à China foram transformadoras. Isso porque, segundo ele, serviu para mostrar o envolvimento de gigantes de tecnologia como Xiaomi e Huawei na fabricação de veículos representa um grande diferencial. “No Ocidente, as empresas de celular não fabricam carros, mas na China isso é comum”, disse.
Como é o SUV da Xiomi
A Xiaomi, que é uma das maiores fabricantes de smartphones e patinetes elétricos, lançou seu primeiro carro, o SU7, no final de 2023. O sucesso foi gigante. Toda a produção de 2024, por exemplo, se esgotou em apenas 24 horas. O tempo de espera para adquirir o modelo, atualmente, é de seis meses.
Vendido em três versões de acabamento, o Xiaomi SU7 tem autonomia de até 800 km, no modelo topo de linha. O concorrente de Porsche Taycan, IM L6 e Tesla Model S tem bateria de 101 kWh e dois motores elétricos (tração nas quatro rodas) que geram 663 cavalos de potência, combinados, e 85,4 mkgf de torque. Acelera de 0 a 100 km/h em 2,78 segundos e chega à velocidade máxima de 265 km/h.
Além disso, o SU7 tem futurismo nas assistências à direção. O modelo tem 15 radares, 11 câmeras e até raio laser para ajudar na estrada. A condução autônoma é comandada por esses sistemas, que geram um mapa 3D ao redor do carro, com precisão de 10 cm. Outro algoritmo elimina chuva e neve das medições, e detecta objetos entre 5 cm e 10 cm ao redor do modelo.
A tecnologia dele, envolve, ainda comandar vários aparelhos da marca de dentro do SU7. Itens de casa, como lâmpadas, por exemplo. Há telas para os passageiros na parte de trás, que viram tablets. Ademais, os dispositivos têm sincronização com o display central.
“Xiaomi é extremamente poderosa”
Farley destacou que a Xiaomi é uma marca de consumo extremamente poderosa, superando até mesmo muitas empresas automobilísticas tradicionais. Ele admitiu que está tão satisfeito com o carro que tem dirigido o modelo desde sua viagem a Xangai, sem intenção de trocá-lo. A admiração pelo modelo chinês surge em um contexto de alerta, já que Farley recentemente chamou as montadoras chinesas de “ameaça existencial” para as empresas ocidentais.
Além disso, a declaração de Farley vem em um momento em que as montadoras ocidentais enfrentam desafios no desenvolvimento de veículos elétricos. Isso porque os chineses lideram em tecnologia de baterias, integração de software e autonomia. Contudo, as tarifas de importação elevadas ainda mantêm esses avanços longe de muitos mercados.
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