
Nova York – A ilha de Manhattan é pequena para o ímpeto do 911 Turbo S Cabriolet. Com motor boxer biturbo de 3,8 litros e 568 cv instalado na traseira, o Porsche teve de ser levado para a rodovia Long Island Express (I-45), rumo às praias de Hamptons, para poder revelar de maneira apropriada seus 71,3 mkgf de torque.
O modelo alemão, que chama a atenção pelo charmoso teto retrátil, que se abre ou fecha em 13 segundos, será uma das estreias da marca no Salão do Automóvel, em outubro. Sua chegada às concessionárias do País ocorrerá em seguida.
O câmbio automatizado de sete velocidades e duas embreagens trabalha em perfeita harmonia com o motor e permite manter sempre a faixa de rotação adequada para obter o melhor rendimento. As trocas de marcha ocorrem de forma tão suave que praticamente não são sentidas pelo motorista.
Mesmo as mais leves investidas no pedal do acelerador fazem surgir um ronco delicioso de ser ouvido, que acaba por despertar curiosidade de outros motoristas e pedestres.
E fica na imaginação a marca de 317 km/h, velocidade que, de acordo com informações da fabricante, o conversível alemão é capaz de atingir.
TECNOLOGIA
O desempenho apimentado do Turbo S Cabrio é reforçado por recursos eletrônicos que aprimoram a esportividade e a aerodinâmica.
Com o modo de condução Sport Plus acionado, acima dos 120 km/h, entra em ação o Porsche Active Aerodynamics (PAA). O aerofólio traseiro – que sobe a 15º – e o defletor de borracha na dianteira são convocados. Este desce como uma saia. O objetivo é reduzir a altura em relação ao solo para melhorar a estabilidade.
As rodas têm um sistema eletrônico de esterçamento, a fim de levar as dianteiras a se posicionarem de maneira diferente das traseiras em curvas. Isso permite que o carro as contorne com mais facilidade principalmente em altas velocidades. O recurso também funciona abaixo dos 50 km/h.
O controle eletrônico de largada garante que o carro acelere de 0 a 100 km/h em três segundos, de acordo com informações da Porsche. Para acioná-lo, basta pressionar a tecla Sport Plus na base do console, selecionar a posição “D” na alavanca de câmbio e pisar simultaneamente nos pedais de freio e acelerador até o fundo.
Feito isso, o conta-giros vai até as 5 mil rpm. Em seguida, é soltar o freio para ver a mágica acontecer: o conversível dispara como se fosse um foguete devorando o asfalto. O resultado é para lá de emocionante.
A marca ainda não divulgou os preços da novidade. Mas, seguindo a lógica da tabela dos demais Porsche à venda no Brasil, o 911 Turbo S Cabriolet deverá custar R$ 1,2 milhão. Isso porque a diferença entre as versões fechadas e conversíveis no País é de R$ 50 mil e a configuração cupê parte de R$ 1,15 milhão.