Você está lendo...
Exclusivo: Hyundai Ioniq híbrido será trazido ao Brasil pela Caoa por preço competitivo
Lançamentos

Exclusivo: Hyundai Ioniq híbrido será trazido ao Brasil pela Caoa por preço competitivo

Primeiro carro híbrido da Hyundai no País, Ioniq será lançado entre o fim deste ano e o início de 2022 por preço menor que o do Toyota Prius

Tião Oliveira

23 de jul, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Caoa Hyundai Ioniq
Caoa vai importar para o Brasil o Ioniq, primeiro híbrido da marca sul-coreana e rival direto do Toyota Prius
Crédito:Hyundai/Divulgação

A Caoa não confirma oficialmente, mas já prepara o lançamento do Hyundai Ioniq no Brasil. Assim, será o primeiro carro híbrido da marca sul-coreana vendido no País. Segundo fontes, o modelo virá da Coreia do Sul. O lançamento deve ocorrer até o início de 2022. Além disso, o preço vai ficar em torno dos R$ 180 mil.

Assim, se o valor for mesmo esse, o Hyundai Ioniq será bastante competitivo. Isso porque o Toyota Prius, seu rival direto, tem preço sugerido de R$ 190.590. Segundo a marca, o Ioniq tem 4,47 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,45 m de altura.

Ou seja, o sul-coreano tem dimensões parecidas com as do japonês. De acordo com a Toyota, o híbrido tem, respectivamente,  4,57 m, 1,76 m e 1,49 m. Porém, o Prius tem a vantagem de seu motor 1.8 a combustão ser flexível. Ou seja, pode usar etanol e/ou gasolina em qualquer proporção. Por sua vez, o 1.6 do Ioniq é apenas a gasolina.

Publicidade


Caoa Hyundai Ioniq
Hyundai/Divulgação

Hyundai gera até 141 cv de potência

Para comparação, o motor a combustão do Ioniq gera 105 cv de potência e 15 mkgf de torque. Por sua vez, o elétrico gera cerca de 60 cv. Porém, o total é de 141 cv de potência e de 27 mkgf de torque. O câmbio é automatizado de duas embreagens e a tração, nas quatro rodas.

O Ioniq será o primeiro da nova fase de parceria entre a Caoa e a Hyundai.  Nesta quinta-feira (22), o grupo brasileiro obteve parecer favorável à manutenção do contrato que garante o direito de importar com exclusividade e produzir veículos da sul-coreana por mais dez anos.


A decisão foi proferida por um tribunal arbitral em Frankfurt, na Alemanha. Segundo um alto executivo do Grupo Caoa, o resultado é muito positivo para as duas empresas.

Caoa Hyundai Ioniq
Hyundai/Divulgação

Novos carros virão

“Vamos consolidar a parceria que temos com a Hyundai há tanto tempo”, disse a fonte, que pediu para não ter o nome revelado. De acordo com ele, isso inclui a importação de novos carros da Hyundai para o Brasil. Bem como o desenvolvimento de tecnologias e a possibilidade da produção local de mais veículos da Hyundai.


Seja como for, o Ioniq foi apresentado no Brasil pela Hyundai. Embora a importação seja a cargo da Caoa. Logo, estava no Salão do Automóvel  de São Paulo de 2018. Na época, a marca sul-coreana não confirmou a venda do carro no mercado brasileiro. A empresa queria saber a opinião do consumidor. Assim como estudar a viabilidade da importação.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Hyundai Creta  Limited Safety
Oferta exclusiva

Hyundai Creta Limited Safety

Deixe sua opinião