Rafaela Borges
Rubens Barrichello já foi piloto da Red Bull. E também da Mercedes. As afirmações são corretas se considerarmos a história, desde as origens, destas e de outras equipes da Fórmula 1. Antes de se tornarem o que são atualmente, tinham outros nomes. Foram compradas e passaram por transformação.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
A atual campeã Red Bull foi fundada em 1997 em Milton Keynes, na Inglaterra, pelo tricampeão Jackie Stewart. Seu nome era Stewart Grand Prix e os pilotos, Rubens Barrichello e o dinamarquês Jan Magnussen. Mesmo tendo em 1999 o seu melhor ano – com pódios do piloto brasileiro -, o time foi vendido à sua fornecedora de motores, a Ford.
A montadora americana o rebatizou com o nome de sua então controlada Jaguar. Porém, a carreira da equipe foi ainda menos brilhante que a de sua antecessora. O melhor resultado foi um sétimo lugar do irlandês Eddie Irvine. No fim de 2004, a Red Bull comprou o time, que manteve a sede em Milton Keynes e foi rebatizado de Red Bull Racing.
A história da Mercedes na Fórmula 1 começou em 1999, quando foi fundada a BAR, tendo como principal piloto o campeão do mundo Jacques Villeneuve. Jenson Button foi contratado em 2003 e, em 2005, a Honda adquiriu o controle do time sediado em Brackley, na Inglaterra.
Em 2006, primeiro ano como Honda Racing F1 Team, chegou Barrichello. Quando a montadora japonesa decidiu deixar a F-1, em 2008, seu espólio foi adquirido pelo ex-diretor da Ferrari, Ross Brawn. A Brawn GP disputou um campeonato, o de 2009, e sagrou-se campeã, com Button. A Mercedes então a comprou e estreou em 2010.
OUTRAS HISTÓRIAS
A Toro Rosso estreou em 2006, quando sua proprietária, a Red Bull, comprou a Minardi. A Force India, que está no campeonato desde 2008, adquiriu a MF1 Racing, que surgiu em 2006 e não chegou a disputar uma temporada completa. Naquele ano e no seguinte, participou do campeonato como Spyder.
A Sauber, que está na Fórmula 1 desde 1993, ficou fora da categoria por três temporadas. Foi adquirida pela BMW, que participou dos campeonatos de 2006 a 2008. Em 2009, devolveu o time a seu ex-proprietário, Peter Sauber.