
A Ford comemorou nesta terça-feira, 17, dez anos de operação da Fábrica de Caminhões em São Bernardo do Campo, SP. O evento contou com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, o presidente da Ford Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira, e o diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul, Oswaldo Jardim.
Para celebrar a data, foi iniciada a produção da Linha Novo Cargo 2012, parte de um programa de investimentos da ordem de R$ 670 milhões entre 2007 a 2013.
O diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul, Oswaldo Jardim, destacou a importância do Programa Pró-Veículos do Governo do Estado de São Paulo. “Estamos investindo na área de Caminhões e o Programa Pró-Veículos, criado pelo governador Geraldo Alckmin, fortaleceu as bases para a nossa competitividade no setor. A perspectiva é crescer em volume e oferta de produtos.”
Inaugurada no início de 2001, a Fábrica de Caminhões Ford utiliza o conceito de montagem modular, que oferece alta flexibilidade e produtividade. Além da linha Cargo, produz os caminhões e picapes Série F, pioneiros no Brasil, somando 35 modelos e mais de 361 configurações de produção. Além de abastecer o mercado interno, seus produtos são exportados para a Argentina, Chile e Venezuela.
A Linha Novo Cargo 2012 traz mudanças com objetivo de modernizá-la. Com cabine totalmente nova com a opção leito, a nova geração Ford Cargo tem novo design, no estilo Kinetic da Ford, e novo padrão de conforto. Além de suspensão na cabine e interior ergonômico, traz novas transmissões sincronizadas.
Em 10 anos de operação, o volume de produção da fábrica mais que dobrou, passando de 22.970 para 47.903 unidades. A força de trabalho foi ampliada de 753 para 1.014 empregados e a velocidade da linha de montagem aumentou de 13,9 para 22 caminhões por hora, a mais alta do segmento no Brasil. Trabalhando atualmente em um turno, ela produz um caminhão a cada 2 minutos e 40 segundos. A produção acumulada da fábrica em uma década é de mais de 280.000 veículos.