(Quer dirigir um Audi R8 e ganhar ingressos para camarote VIP para a 6 Horas de São Paulo? Participe do concurso cultural “Minha Paixão por carro”. Saiba como em https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
A próxima geração do utilitário-esportivo Q5 será o carro produzido pela Audi na planta que vai construir no México. Nesta terça-feira, a montadora alemã anunciou o local onde ficará a fábrica. Trata-se de San José Chiapa, no Estado de Puebla.
A construção da fábrica começará em meados do ano que vem. Porém, de acordo com a Audi, a produção do Q5 no local – no volume de 150 mil unidades ao ano – só terá início em 2016.
Os carros mexicanos não pagam imposto no Brasil. Portanto, a produção de modelos Audi no país poderia ser uma boa solução para a montadora alemã aumentar sua participação em nosso mercado. Porém, dificilmente o Q5 terá preço competitivo por aqui, embora possa ficar bem abaixo dos R$ 202.750 atuais – caso a empresa decida trazê-lo de San José Chiapa, em vez de importar a versão alemã, como faz atualmente.
O foco da fábrica mexicana será no mercado dos Estados Unidos, e o Q5 é um carro bem condizente com o gosto do consumidor daquele país. A Audi chegou a cogitar ter fábrica nos EUA, mas os custos no México se mostraram melhores.
De acordo com a fabricante alemã, San José Chiapa foi o local escolhido entre 12 que estavam sendo cogitados para a instalação da planta. A Audi justificou a decisão pela localização central da região, a logística, a qualificação da força de trabalho e a qualidade de vida.