Ainda que o já conhecido iPhone seja comercializado pela Apple, ele é produzido por várias empresas globalmente. Dentre elas, a Foxconn se destaca como a principal fabricante. Recentemente, a empresa também anunciou investimentos na área de veículos elétricos, o que não é nada tão novo assim, por exemplo.
A incursão da Foxconn no setor de veículos elétricos não é uma novidade, mas a empresa sempre atuou como fabricante terceirizada. Isso significa que, ao buscar uma fábrica, marcas costumavam recorrer às instalações da companhia taiwanesa. Esse modelo é semelhante ao que a Stellantis faz com a Nordex no Uruguai, onde é feita a Fiat Titano, por exemplo.
Fabricante do iPhone, Foxconn deseja produzir três modelos
Durante um evento na Ásia, a Foxconn revelou seu novo portfólio de veículos sob a marca “Foxtron“, que inclui os modelos Model C, Model D e Model U. Essa estratégia se assemelha à adotada pela Tesla e por alguns fabricantes alemães, que simplifica as nomenclaturas de seus modelos. Assim, a marca prevê que seu primeiro novo modelo começará a produção já no final de 2025. Além disso, ainda não há datas definidas para as exportações para os EUA.
Com a crescente presença de marcas asiáticas como BYD e GWM, os Estados Unidos estão considerando maneiras de conter essa tendência. Mesmo com a aplicação de tarifas de importação, alguns veículos chineses podem se mostrar mais acessíveis do que os americanos, criando uma concorrência considerada “desleal” pelo país.
Fabricação local como alternativa para driblar tarifas
A Foxconn já opera uma fábrica nos EUA, adquirida em 2022. Originalmente construída pela General Motors em 1966, a unidade produziu modelos como os Chevrolet Equinox e Cruze até acabar fechada em 2019. Entre 2019 e 2022, a planta foi de propriedade da Lordstown Motors, que entrou no mercado de picapes elétricas, mas acabou entrando em falência. Desde então, a instalação pertence à Foxconn.
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