27/05/2013 - 7 minutos de leitura.

Fabricantes estudam retorno ao Brasil

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Diego Ortiz

O crescimento do mercado brasileiro de automóveis aliado à crise financeira na Europa está contribuindo para que marcas que já produziram veículos aqui, mas abandonaram a fabricação local por falta de competitividade ou números de vendas limitados, considerem retomar a condição de fabricantes. No grupo das empresas que estão realizando avaliações com este fim há Audi, Mercedes-Benz e Land Rover.

Continua depois do anúncio

Outra europeia, a alemã BMW já confirmou que terá, pela primeira vez, fábrica no Brasil. Além da crise no Velho Continente, essas empresas são incentivadas pelo Inovar-Auto, regime implementado no ano passado para dar benefícios às marcas que optem por ser fabricantes. Além disso, essas regras dificultam as importações.

Assim, até não-europeias já têm fábricas confirmadas no País. É o caso das chinesas JAC Motors e Chery.

ESTUDOS
A Audi ainda está analisando as regras do Inovar-Auto para decidir se irá levar adiante o projeto de fábrica no País para até 35 mil carros por ano. Em março, o vice-presidente mundial de compras da empresa, Bernd Martens, disse que falta a aprovação de um estudo de viabilidade para que o A3 (foto) passe a ser feito no Brasil, como já ocorreu de 1999 a 2006.


Desta vez, o plano prevê também a produção do novo sedã da linha A3, além do hatch. Como no primeiro período, os carros devem ser feitos em São José dos Pinhais (PR), em parceria com a Volkswagen, proprietária da Audi.

Já a Mercedes não deve usar sua unidade de Juiz de Fora (MG) para produzir seus novos carros no Brasil. A planta, que era responsável pelo antigo Classe A e recentemente foi reformulada para fabricar caminhões, poderá ser deixada de lado, já que a empresa alemã está negociando com outros Estados a instalação de um uma nova unidade industrial.

Os modelos previstos para serem feitos aqui, caso a fábrica seja aprovada, são o sedã CLA e a versão final do jipinho GLA.
O estudo da Land Rover está em fase ainda mais embrionária que os das duas alemãs. O produto a ser feito aqui, caso a fábrica seja aprovada, não foi definido, mas será um modelo de entrada. Um dos cotados é o Freelander, mas o mais provável é que a inglesa opte por um veículo mais básico e ainda inédito.


Um dos fatores que podem pesar positivamente na decisão é o crescimento de 23,3% que a Land Rover obteve no primeiro trimestre deste ano. O martelo será batido nos próximos meses, segundo o presidente da Jaguar Land Rover América Latina, Flavio Padovan. Na primeira metade da última década, foi montado no País o Defender.

CONFIRMADAS
A planta da BMW será em Araquari (SC) e consumirá cerca de R$ 50 milhões em investimentos apenas na fase de implementação. A unidade será a primeira da marca na América Latina.


O primeiro carro deve ser lançado até fevereiro de 2015 (a produção se inicia no fim de 2014) e a capacidade máxima chegará a 35 mil unidades ao ano – dos modelos Série 1 e X1.

A Chery será a primeira entre as chinesas a ter produção local. Vai montar o Celer em Jacareí (SP) a partir deste ano. Já a conterrânea JAC escolheu Camaçari (BA) para ter sua fábrica. A unidade, que entrará em funcionamento no segundo semestre de 2014, fará a nova geração da família J3 (hatch e sedã).

Também da China, a Geely, que tem como importador o Grupo Gandini, o mesmo da Kia, começa a vender seus carros no País em agosto e já considera uma fábrica. Negocia com o governo de Santa Catarina.


(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

Notícias relacionadas

Avaliação

Haval H6 PHEV19 se destaca pelo preço; confira

Notícias

F-Pace, primeiro SUV da Jaguar, saiu de linha com série especial

Lançamentos

Volvo EX30 estreia no Brasil nesta semana; veja preço e detalhes

Notícias

VW Saveiro tem novo multimídia e fica mais cara; veja os preços

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 75.990 (à vista) com seu usado na troca.

Hyundai New HB20 Comfort Plus

De R$ 114.990,00 por R$ 106.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20S Comfort Plus 1.0 TGDI

A partir de R$115.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Sport 24/25

Parcelas mensais a partir de R$ 2.759 no plano de 36 meses com 500 km mensais.

VW Signature T-Cross VW Sign&Drive

A partir de R$115.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0%

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

VER TODAS AS OFERTAS