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Fake news: Great Wall tira do ar falso perfil brasileiro da marca no Instagram após divulgação de picape
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Fake news: Great Wall tira do ar falso perfil brasileiro da marca no Instagram após divulgação de picape

Suposto perfil brasileiro da chinesa Great Wall divulgou fotos da picape Série P como aquecimento; fonte confirma estreia da marca neste mês

Diogo de Oliveira

06 de ago, 2021 · 12 minutos de leitura.

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Great Wall perfil falso Instagram
Great Wall Motors confirma ao Jornal do Carro que suposto perfil brasileiro da marca no Instagram é falso
Crédito:Montagem/Instagram/Estadão

Cada vez mais próxima de anunciar operação no Brasil, a Great Wall Motors acaba de ser vítima de “fake news”. Na verdade, de uma série de postagens falsas. Nos últimos dias, o perfil @gwmbrasil (já fora do ar), no Instagram, divulgou várias imagens, tais como as que abrem a reportagem. As fotos são da picape Série P, também chamada de Poer, e sugerem que o modelo será o primeiro lançamento da marca no Brasil.

Uma das postagens trazia frase de efeito: “Uma grande novidade está chegando. Aguarde!”. Em outra, a legenda dizia: “Brasil, estamos chegando”. Além das fotos publicadas no álbum, o perfil postava dezenas de Stories. Tinha até um compilado em destaque, com a repercussão “Na Mídia”. E a hashtag “Poder Sem Limites”. A notícia, então, se espalhou rapidamente. Mas tudo não passou de uma brincadeira perigosa.

Em conversa com o Jornal do Carro, Anderson Suzuki, executivo brasileiro responsável pelos departamentos de Produto e Marketing da Great Wall Motors para a região da América do Sul, confirmou a falsidade do perfil. Bem como negou as informações lá publicadas. Desde abril, o JC mantém conversas com Suzuki sobre a estreia da GWM no País. A marca já se reuniu com autoridades e está próxima de anunciar sua operação.

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Fonte confirma estreia da Great Wall em agosto

O perfil falso da Great Wall no Instagram não veio ao acaso. Nos últimos três meses, a marca chinesa esteve em forte evidência nos principais veículos de imprensa do Brasil, incluindo o Jornal do Carro. Mas após mais de uma década de flertes, a montadora, enfim, vai anunciar sua operação no País. Fonte ligada à GWM confirmou ao JC que o anúncio oficial será feito ainda em agosto, ou seja, dentro das próximas três semanas.

Great Wall perfil falso Instagram
Postagem de falso perfil mostra farol da picape GWM Série P (Reprodução/Instagram)

Chinesa deve confirmar compra de fábrica da Mercedes

Segundo reportagem do O Globo, publicada em 4 de julho, a GWM já comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). Entretanto, o anúncio ainda não aconteceu.


Em dezembro de 2020, a Mercedes comunicou o fechamento da sua fábrica de automóveis próxima de Campinas (SP). Com capacidade para montar 20 mil carros por ano, a unidade foi inaugurada em 2016 e funcionou por apenas quatro anos. Lá, era feitos o sedã médio de luxo, Classe C, e o SUV GLA. A Daimler investiu R$ 600 milhões na construção.

Na época, o Jornal do Carro entrou em contato com Anderson Suzuki para entender a situação e saber se o negócio havia sido consumado. Suzuki limitou-se a dizer que a empresa estava “trabalhando forte para tomar uma decisão em breve em relação à entrada no País”.

Great Wall picape
Great Wall/Divulgação

Quem é a Great Wall Motors?

Fundada em 1984, a Great Wall Motors é uma montadora chinesa bem jovem. Nem “quarentou” ainda. Entretanto, a empresa é considerada a maior fabricante de capital privado do país. Sua especialidade são os SUVs e picapes, alguns deles muito populares na China. Atualmente, a fabricante reúne quatro marcas de veículos: Great WallHavalWEY e ORA.

A fabricante expandiu seus negócios na última década. Em 2013, comprou a Haval, marca especializada em SUVs e crossovers. Quatro anos depois, em 2017, lançou a WEY, divisão de veículos de luxo. Na sequência, em 2018, criou a ORA/Euler, marca de carros elétricos. Trata-se da fabricante que apresentou o Punk Cat, clone elétrico do Volkswagen Fusca.

Montadora tem picapes e SUVs

No portfólio da Great Wall há veículos de todos os tipos e tamanhos. Só a marca Haval, especializada em SUVs, possui 16 utilitários disponíveis em seu site oficial. Já a marca-mãe tem cinco modelos de picapes, algumas com tração 4×4 e, portanto, mais voltadas ao off-road. Dessa forma, é certo que a montadora vai apostar em modelos para estes segmentos.


Recentemente, a marca chinesa registrou o SUV Jolion no Brasil, um dos modelos mais novos da Haval. O batismo é uma fusão das iniciais de “Joy Life On”, algo como “alegria de viver”. Entretanto, em chinês, se pronuncia Chulian, que significa “primeiro amor”. Com 4,47 metros de comprimento e 2,70 metros de entre-eixos, o Haval Jolion tem porte similar ao do Jeep Compass e é um dos cotados a ganhar produção em Iracemápolis.

Great Wall Motors Haval
Haval/Divulgação

Da mesma maneira, o SUV médio Haval H6 já está patenteado e pode ser outro modelo a ganhar produção nacional. Sua carroceria é um pouco maior, com 4,65 metros de comprimento, e se aproxima de modelos como o Caoa Chery Tiggo 8 e Volkswagen Tiguan Allspace.


Os dois SUVs, dessa forma, podem usar o mesmo conjunto mecânico, combinando um motor 1.5 turbo a gasolina com injeção direta, 150 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, e uma transmissão de dupla embreagem e sete marchas, com tração dianteira.

Além destes, a picape média Série P é forte candidata a ser feita localmente. O modelo foi registrado há um ano e é peça-chave no plano de globalização da Great Wall. Com ela, a montadora pretende concorrer com a Toyota Hilux e se tornar uma das maiores fabricantes de picapes do mundo, ao lado da GM e da Ford, que dominam a categoria nos EUA.



Como é a picape GWM?

Embora não tenha dado detalhes, um rápido passeio pelo site da Great Wall mostra que a picape Poer chegará ao Brasil cheia de tecnologias. Lá na China, o modelo é vendido em diferentes versões, e com recursos modernos, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), bem como alerta de ponto cego e frenagem automática de emergência.


Por dentro, a picape também é moderna e traz duas grandes telas para o quadro de instrumentos e a central multimídia. Já na mecânica, o modelo tem um motor 2.0 turbo diesel de 162 cv de potência e torque de 40,6 mkgf entre 1.500 rpm e 2.000 rpm. Na versão a gasolina, o motor 2.0 turbo possuí sistema de injeção direta e gera 190 cv e 36,6 mkgf de torque.

Marca quer expansão global

Nos últimos dois anos, a Great Wall comprou fábricas da General Motors na Tailândia e na Rússia. E a montadora está perto de fazer o mesmo na Índia, assim como no Brasil (com a fábrica da Mercedes-Benz). Dessa forma, a GWM planeja globalizar suas marcas nos próximos anos, e ser a primeira fabricante chinesa a concorrer mundialmente com grandes marcas.

Nesse sentido, a operação brasileira tende a nascer como uma das maiores da empresa. Atualmente, a Great Wall tem uma pequena linha de montagem no Equador, que abastece países como Uruguai, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Chile, que é o seu maior mercado na América Latina e o sexto maior globalmente, com 2.435 unidades vendidas em 2020.


Fábrica da Ford em Camaçari (BA) é “grande demais”

A antiga operação da Ford em Camaçari, na Bahia, entrou no radar da Great Wall. Mas a unidade seria grande e cara para os planos da GWM. Lá, a Ford produziu a linha Ka e o SUV EcoSport até janeiro deste ano. Em 2020, foram feitas cerca de 120 mil unidades do trio. No entanto, a fábrica tem capacidade para montar até 300 mil veículos por ano.

O governo baiano chegou a criar um grupo de trabalho e fazer contato com a embaixada da China, para atrair compradores. Porém, até agora, a fábrica parece não ter uma proposta na mesa.

*Em tempo: durante a produção desta reportagem, o Jornal do Carro encontrou um novo perfil falso da Great Wall Motors no Brasil (@GWMbrasil_oficial). Entretanto, a descrição desta vez deixa claro que não se trata do perfil da montadora chinesa: “Não somos a GW Motors!!! Apenas estamos divulgando os modelos, e estamos atentos às notícias sobre a chegada da Fábrica ao Brasil (ainda sem previsão)”.


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