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FCA inaugura novo centro de design em Betim
Tecnologia

FCA inaugura novo centro de design em Betim

Espaço une finalmente equipes de design de Fiat, Jeep e Ram em novo prédio dentro da fábrica de Betim (MG)

Igor Macário, de Betim (MG)

13 de ago, 2019 · 3 minutos de leitura.

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centro de design da FCA
Novo laboratório integra equipes responsáveis por diferentes etapas do processo produtivo
Crédito:Foto: Fiat/Divulgação
design

A FCA inaugurou em Betim (MG) seu novo centro de design, localizado dentro da fábrica da empresa. O espaço une os times de Fiat, Jeep e Ram, as integrantes do grupo automotivo que atuam no Brasil, num mesmo ambiente criativo.

Antes as equipes ficavam espalhadas pela fábrica da Fiat em Minas Gerais. O novo espaço é comandado pelo designer Peter Fassbender.

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Além das pranchetas e mesas digitalizadoras, o complexo inclui um laboratório de User Experience. Esse nome é dado ao setor que testa, com o apoio de consumidores reais, novas interfaces como para centrais multimídia ou painéis de instrumentos.

Para isso, a Fiat está finalizando o desenvolvimento de um simulador feito em conjunto com a empresa de tecnologia Venturus. O equipamento usa inteligência artificial para simular a condução de um veículo na rua enquanto as novidades são testadas pelos usuários.


Uma outra área permite que os protótipos sejam analisados com luz que simula a natural. Isso é feito para evitar as chamadas “contaminações nas linhas”.

Com uma luz forte e difusa, o designers podem verificar a precisão dos alinhamentos, bem como as cores que serão usadas.

O novo centro de design da FCA em Betim abriga cerca de 150 profissionais. De acordo com informações da fabricante, nele foram investidos  R$ 11,4 milhões.


Design da FCA unido

O novo centro de design também traz para perto dos designers os modeladores. Esses profissionais são responsáveis por criar os modelos em argila.

Embora muito do desenvolvimento do desenho de um veículo já possa ser adiantado com o uso de simuladores e realidade virtual, as aprovações finais ainda precisam de carros “de verdade”. Nesse caso, os modelos de argila entram em ação.


O carro fabricado com o uso de argila tem o tamanho de um veículo real.

 

O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA FCA


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