A FCA vai precisar chamar cerca de 4,8 milhões de carros de Jeep, Chrysler e Ram nos Estados Unidos para um recall no controlador de velocidade de cruzeiro. O NHTSA, principal órgão de segurança do trânsito americano descobriu que o sistema de cruzeiro pode não desligar mesmo após o motorista pisar no freio. A entidade recomendou que os proprietários evitem usar o sistema até que a FCA encontre uma solução para o problema.
O problema atinge nada menos que 15 modelos das três marcas, produzidos entre 2014 e 2018. Entre eles, os Jeep Cherokee, Grand Cherokee, Dodge Durango, Journey e a nova geração do Jeep Wrangler.
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Os motoristas podem, inclusive, não conseguir desligar o sistema mesmo pelos botões no volante. Com o defeito, os modelos envolvidos podem continuar acelerando involuntariamente. O problema ocorre por causa de um curto circuito no módulo de comando do controlador de cruzeiro.
A única forma de controlar o carro é engrenando Neutro no câmbio automático e usar os freios para parar o carro. Uma vez parado, colocar o câmbio em Park para que o sistema de cruzeiro de desligue e o carro possa voltar a ser conduzido.
Recall
Além disso, o curto circuito só deve ocorrer num caso bem específico. O controlador precisa estar acelerando o carro no momento do curto, como por exemplo ao subir um leve aclive. Por enquanto, nenhum acidente foi relacionado à falha, que ainda afeta 490 mil carros no Canadá. A FCA vai corrigir o problema com recall para trocar a unidade de comando do controle de cruzeiro.
Veja a lista completa dos carros afetados:
Chrysler 200 de 2015 a 2017
Chrysler 300 de 2014 a 2018
Chrysler Pacifica de 2017 a 2018
Dodge Challenger de 2015 a 2018
Dodge Charger de 2014 a 2018
Dodge Journey de 2014 a 2018
Dodge Durango de 2014 a 2018
Jeep Cherokee de 2014 a 2018
Jeep Grand Cherokee de 2014 a 2018
Jeep Wrangler 2018
Ram 1500 de 2014 a 2019
Ram 2500 de 2014 a 2018
Ram 3500 2014 a 2018
Ram 3500 cabine-chassi de 2014 a 2018
Ram 4500/5500 cabine-chassi