A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) prepara grandes mudanças no seu portfólio de marcas e produtos. Uma das mais importantes (ao menos para o Brasil) é que picapes como Strada e Toro, atualmente vendidas como Fiat, devem passar a ser oferecidas sob a bandeira Ram. Aliás, no México a picapinha derivada do Palio foi rebatizada de Ram 750.
Esse movimento não será exclusividade do mercado brasileiro. As mudanças fazem parte do plano de produção e investimentos globais para os próximos cinco anos que o Grupo FCA anunciará no dia 1º de junho. A FCA é formada por Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Jeep, Lancia, Ram e Maserati, para ficar apenas nas marcas de carros.
“Temos planos de ter mais uma marca de picapes no Brasil”, desconversa Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina. De acordo com o executivo, que atua na Fiat há cerca de 20 anos e acaba de assumir o cargo, a tendência é de que cada marca fique focada no segmento no qual se destaca.
Segundo Filosa, no mundo todo o segmento de picapes cresce no mesmo ritmo que o de SUVs, embora em números absolutos a diferença entre eles seja grande. O executivo não confirma, mas também não descarta um novo produto no Brasil. “Uma possibilidade seria uma picape maior do que a Toro”, diz.
Segundo fontes, haverá, sim, uma nova picape feita na fábrica da FCA em Pernambuco. Um protótipo é esperado para o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. Ainda não há detalhes, mas é provável que o modelo não tenha desenho tão moderno quanto o da Toro.
Por ora, no mercado brasileiro há apenas um modelo da Ram à venda. Trata-se da 2500 Laramie. Com mais de 6 metros de comprimento, motor 6.7 de 330 cv de potência e 104 mkgf de torque, a picapona tem preço sugerido de R$ 264.900.
Segmento em alta
O segmento de picapes médias está a todo vapor. Desde 2015, chegaram as novas gerações de Toyota Hilux, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier. Para permanecer na briga, Chevrolet S10, Ford Ranger e Volkswagen Amarok vêm ganhando constantes melhorias.
E pelo menos dois novos produtos estão a caminho. No ano que vem estreia a Alaskan, inédita picape média da Renault. O novo modelo será produzido na Argentina, para onde também será transferida a produção de sua “irmã” de plataforma, a Frontier.
Da mesma fábrica do Grupo Renault-Nissan na Argentina virá a Classe X, também em 2019. Primeira picape média da Mercedes-Benz, o modelo é fruto de parceria entre a marca alemã e a aliança franco-japonesa e também utilizará a base de Frontier e da Alaskan.
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10º MITSUBISHI L200
2.485 unidades
9º CHEVROLET MONTANA
2.682 unidades
8º RENAULT OROCH
2.926 unidades
7º VOLKSWAGEN AMAROK
3.445 unidades
6º FORD RANGER
3.601 unidades
5º CHEVROLET S10
7.029 unidades
4º TOYOTA HILUX
8.308 unidades
3º VOLKSWAGEN SAVEIRO
9.783 unidades
2º FIAT TORO
10.438 unidades
1º FIAT STRADA
15.104 unidades