A FCA assinou um contrato com a ZF para o fornecimento da nova geração de câmbios automáticos da sistemista. A nova caixa de oito marchas tem um motor elétrico acoplado e vai equipar os modelos de tração traseira ou integral e motor longitudinal do grupo. A FCA ainda vai definir quais modelos usarão o câmbio, mas ele deverá estar nos maiores modelos do grupo.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
A transmissão também poderá ser usada em modelos híbridos plug-in, mas praticamente qualquer modelo de porte maior da FCA poderá trocar as caixas atuais pela nova. Modelos como a Chrysler Pacífica, Dodge Charger e as picapes Ram deverão ganhar a novidade.
Em todo caso, o novo câmbio híbrido vai demorar para chegar. A produção do novo câmbio vai começar em 2022 na Alemanha. Apenas depois disso deverá estar em modelos de rua. Depois, a caixa também será feita em fábricas da ZF nos Estados Unidos e na China.
Esse é o segundo maior acordo de fornecimento da história da ZF. Ele ocorre só três meses após o maior deles, assinado com a BMW, que fez o maior pedido de transmissões já registrado pela fabricante. A BMW contratou o fornecimento da geração mais recente do câmbio automático de oito marchas.
SIGA O JORNAL DO CARRO NO INSTAGRAM
Retorno às origens
O câmbio da alemã vem sendo a principal opção para fabricantes que têm trocado antigas transmissões de dupla embreagem. O movimento de “volta” às caixas tradicionais com conversor de torque tem ocorrido em função do menor custo e maior durabilidade em relação às de dupla embreagem. Além disso, as caixas da ZF conseguem trabalhar com motores mais potentes.