A Techno Classica está para os carros antigos assim como o Salão de Frankfurt para os novos. A mostra anual que começa nesta quarta-feira (15) em Essen, na Alemanha, é uma das mais importantes para o antigomobilismo mundial.
Além da exposição de veículos, haverá leilões de antigos e venda de peças para restauração. Para a edição deste ano são esperados 190 mil visitantes. As exposições das marcas alemãs são as mais esperadas. Várias anunciaram que terão exposições temáticas.
Da Audi, os destaques são os roadsters da década de 30 não apenas da própria marca, mas de DKW, Horch e Wanderer. os outros três dos quatro anéis.
Uma das atrações será o Audi Front 225 Roadster, que não chegou a ser feito em série por causa do alto custo para a época. Foram produzidos apenas dois protótipos do modelo.
A BMW terá uma exposição com o tema “novos clássicos”. Haverá carros das décadas de 70, 80 e início de 90. Modelos como o 3.0 CSL, antecessor do M3, o primeiro Série 6, o Série 8 e o Z1, que foi produzido até 1991, farão parte da mostra.
A Mercedes-Benz escolheu destacar carros que foram marcos em termos de aerodinâmica, como o 300 SLR, que competiu na Mille Miglia com o número 722 e foi pilotado por Stirling Moss. Outra estrela é um 540 K Streamliner de 1938, cujo coeficiente aerodinâmico, de 0,36, era considerado bastante baixo para a época.
A Porsche fará uma mostra em comemoração aos 30 anos do 959, seu primeiro supercarro. O modelo teve apenas 292 unidades produzidas.
Lançado em 1985, tinha motor 2.8 de seis cilindros com turbo de 450 cv de potência. O 959 podia acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e chegava a 317 km/h.