Você está lendo...
Para Fenabrave, vendas diretas são injustas
Mercado

Para Fenabrave, vendas diretas são injustas

Associação que reúne concessionários do País reforçou posição contrária as vendas diretas

Redação

07 de ago, 2019 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

vendas diretas
Crédito:FELIPE RAU/ESTADÃO

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), aproveitou o congresso que realiza todos os anos para reforçar sua posição contrária as vendas diretas. O presidente da associação, Alarico Assumpção Júnior, deu o tom da posição durante discurso, segundo a publicação AutoData.

“Somos contra a diferenciação de preço praticado pelas montadoras. Falta isonomia, é isso que nos incomoda. Essa injusta diferença deve ser combatida. Sem isonomia, a rentabilidade das concessionárias fica comprometida e afeta os consumidores”, declarou. “Não somos contra as vendas diretas, mas é preciso olhar mais para como elas estão sendo feitas. Estamos pagando mais e outras empresas menos”, completou.

Publicidade


Vendas diretas crescem com força

A modalidade começou a se tornar importante para as montadoras em meio a crise do setor. As fabricantes enxergaram uma possibilidade de manutenção da operação das fábricas e esvaziamento dos pátios por meio das vendas diretas nos últimos anos.

No primeiro semestre deste ano, segundo a própria Fenabrave, a participação dessa modalidade de venda foi responsável por 40,94% dos emplacamentos de automóveis. Entre os comerciais leves, o número passa para 69,03%. E na soma de veículos de passeio e comerciais leves, chega a 45,06%.

Em julho, os números são bem semelhantes. Entre os automóveis foram 40,32% das vendas, seguido de 72,76% dos comerciais leves. No acumulado, em julho as vendas diretas responderam por 45,40% do montante.


Em 2018, o acumulado de vendas diretas foi responsável por 42,95% dos emplacamentos. Em 2017, que o mercado estava ainda pior em vendas, o acumulado entre automóveis e comerciais leves ficou em 39,99%.

General Motors é líder na modalidade

Entre as fabricantes, a líder de vendas diretas (automóveis + comerciais leves) até julho deste ano é a GM, com 18,89%. Completam o top 3 Fiat (18,40%) e Volkswagen (16,31%). Entre os modelos, o líder no mesmo período é o Chevrolet Onix, com 59.354 unidades, a Fiat Strada com 41.078 e o Volkswagen Gol que emplacou 31.152 unidades na venda direta.

Os 20 carros mais vendidos em julho:


Deixe sua opinião