
A Ferrari preparou uma edição especial da 458 Italia, a Speciale A. A letra no fim do nome é abreviação de “aperta”, palavra italiana que, em português, siignifica aberta. Isso porque a série, limitada a 499 unidades, é versão com teto retrátil.
Apesar de a linha já ter uma configuração conversível, a 458 Spider, a Ferrari anuncia que a Speciale A é baseada na carroceria cupê. Além disso, informa que trata-se do mais potente conversível de sua história, já que compartilha com a opção de teto fixo o motor 4.5 V8.
Este propulsor, aspirado, gera 605 cv de potência e 55,1 mkgf de torque. A transmissão é automatizado de duas embreagens e sete velocidades. Com este conjunto, a Speciale A acelera de 0 a 100 km/h em 3 segundos.
O teto rígido é de alumínio e leva 14 segundos no processo de abertura ou fechamento. Graças à construção feita com alumínio, esta capota acrescentou apenas 50 quilos ao peso total do carro.
No exterior, chama a atenção a pintura especial, amarela, com faixa tripla no centro. Há ainda rodas da marca Grigio Corsa. Por dentro, a Special A conta com partes de fibra de carbono azul e branca, além de assentos com revestimento de Alcantara e costuras aparentes.