Após sua primeira vitória em LeMans desde 1965, a Ferrari repete a tradição da marca, e permitirá que seus clientes comprem carros como os que venceram a prova deste ano. Entretanto, os interessados não levarão para casa o mesmo 499P Le Mans Hypercar, modelo que venceu a prova. Mas sim uma versão feita para “uso civil”, por exemplo.
Chamada Ferrari 499P Modificata, o modelo é uma versão exclusiva para track-days, e não pode ser utilizada nas ruas normalmente. Isso se deve pelo fato do modelo não seguir um conjunto de regras que o permita usá-lo nem em corridas, e nem no uso urbano, por exemplo.
Assim como acontece com o Porsche 919 Evo, a 499P Modificata não está presa a regulamentações, então seu uso em pista é bem mais poderoso. Mesmo sem ser tão potente quanto o rival, que ultrapassa os 1000 cv de potência, a Ferrari pode utilizar melhor sua assistência híbrida, e ter mais potência, por exemplo.
O modelo conta com 697 cv de força, aliados a uma tração integral, que pode ter sua ativação a qualquer instante. Além disso, o sistema híbrido do modelo pode injetar mais potência quando necessário, bastando apenas apertar um botão. Assim, o 499P recebe um pico de potência combinada de 858 cv de força.
Ferrari 499P Modificata terá serviço de assistência próprio
Entretanto, para os que querem entender como lidar com tamanha novidade e complexidade, a marca dispõe do Sport Prototipi Clienti, um serviço de assistência aos futuros proprietários do modelo. O sistema funciona assim como o F1 Clienti, que dá atenção aos donos de modelos históricos da Fórmula 1. Os donos dos 499P Modificatas terão total apoio da marca para ajustes no modelo, permitindo um produto mais exclusivo aos clientes.
Por fim, nenhuma data de estreia foi divulgada, e tampouco os preços do modelo. Definitivamente um modelo para poucos, não é difícil imaginar que o preço para guiar um modelo feito para LeMans, mas modificado exclusivamente para corridas particulares, seja minimamente barato.
O Jornal do Carro também está no Instagram!