US$14.581,12. Sim, o preço de uma roda traseira da Ferrari Purosangue pode chegar perto dos R$ 84 mil (na conversão direta. Este valor é pelos aro 22 ou 23, forjadas e com pintura em dois tons. Que cobra é o site Scuderia Car Parts, que trabalha nos Estados Unidos com peças originais de carros de marcas de luxo. E tem mais: cada roda do SUV esportivo tem um valor porque os raios são desenhados nas direções certas para cada lado do carro.Estas mesmas rodas, por exemplo, custam pouco mais de US$ 11.000 se forem as da dianteira.
Vamos as contas. Duas rodas traseiras de quase U$ 14.600 mais as duas dianteiras de US$ 11.000 levam o conjunto de rodas (apenas rodas, vale frisar) custar mais de US$ 50.000(!) — sem contar os impostos. É o valor da versão cupê de um Ford Mustang GT Premium, a mais cara antes da topo de linha Dark Horse. Ou até mesmo a tabela de um Dodge Charger Scat Pack.
Mas calma porque nem todas são caríssimas. O preço cai bastante se for um conjunto padrão e aí o valor fica mais em sintonia com o mercado. O mesmo site oferta modelos básicos por pouco mais de US$ 1.600 cada peça da dianteira. As traseiras custam US$ 2.200.
Ferrari Purosangue ou puro dinheiro?
Mas não para por aí. Se por acaso esta Purosangue se envolveu num acidente que precise de nova rodas, certamente vai necessitar de outros itens. Bom, o sensor de pressão para os pneus custa US$ 185 cada. A tampinha central varia de US$ 23 (um modelo simples de plástico) a US$ 214 (se for em fibra de carbono).
Parafusos titânio? A Ferrari também oferece e cada um custa US$ 156. Detalhe: cada roda precisa de cinco. Ou seja, o conjunto todo sai mais de US$ 3.000. Ah, e nessa conta aí não estão nem os (caros) pneus Michelin Pilot Sport 4S que equipam o Purosangue de fábrica.
Para contextualizar, o SUV tem preço inicial perto dos US$ 400.000 nos Estados Unidos. No Brasil, a Purosangue não sai por menos de R$ 7 milhões. Imagine então quanto custa uma roda…