A Ferrari registrou uma patente para motores com pistões ovais, com um formato minimamente inusitado. Esses pistões, conhecidos como “formato de estádio”, diferem dos ovais tradicionais, ao lembrarem um retângulo com extremidades arredondadas. Essa configuração permite uma disposição mais eficiente no motor, com a parte mais longa posicionada do lado externo do bloco para o centro do V, reduzindo o comprimento total do motor. Essa inovação pode facilitar a integração de um sistema híbrido sem aumentar excessivamente o tamanho do trem de força.
A patente acabou descoberta pelo site AutoGuide e registrada no Escritório Europeu de Patentes no ano passado. Embora o documento mencione somente que o motor teria pelo menos dois cilindros, um dos desenhos apresentados mostra um V12.

Assim, isso sugere que a Ferrari pode estar explorando alternativas para equipar um futuro modelo esportivo com um motor V12 híbrido mais compacto. Esse conceito poderia ser uma resposta às críticas sobre o hipercarro F80, que trouxe um V6 em vez de um motor maior, seguindo a tendência dos carros de Fórmula 1 e Le Mans, por exemplo.
Ferrari pode projetar conjunto V12 compacto, mais leve e híbrido

Outra possibilidade é que a Ferrari esteja buscando maneiras de otimizar o peso de seus modelos com motor V12 dianteiro, como o 12Cilindri e o Purosangue. Atualmente, esses veículos não possuem assistência híbrida, mas em algum momento precisarão incorporar essa tecnologia. Além disso, a patente inclui uma inovação no design das bielas, que, em vez de se conectarem individualmente ao virabrequim, ficam interligadas. Esse sistema utiliza uma junta flexível que permite movimento sincronizado entre os pistões, otimizando o funcionamento do motor.
Contudo, a ideia de modificar o formato dos pistões para melhorar a eficiência não é inédita. Nos anos 1970, a Honda desenvolveu um motor V4 para a moto de corrida NR500 com pistões ovais verdadeiros. O objetivo era permitir o uso de oito válvulas por cilindro, aumentando a eficiência da combustão e a potência do motor. No entanto, dificuldades com a vedação dos anéis de pistão comprometeram a viabilidade do projeto.
Tecnologia pode mudar jeito de produzir motores

No caso da Ferrari, a disposição dos pistões segue uma abordagem diferente da Honda, por serem posicionados perpendicularmente ao virabrequim. Esse novo design pode proporcionar vantagens como maior controle da combustão e melhor aproveitamento do espaço no motor. Se bem-sucedida, essa inovação pode representar um avanço significativo na engenharia automotiva, permitindo que motores de alta performance sejam mais compactos e eficientes.
Por fim, ainda não há confirmação oficial sobre quando ou se essa tecnologia será aplicada em modelos de produção. No entanto, a Ferrari tem um histórico de inovação, e essa patente pode indicar o caminho para uma nova geração de motores híbridos, combinando desempenho extremo com avanços técnicos que atendam às exigências ambientais e regulatórias do futuro.
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