Fiat 500 Abarth chega às ruas em dezembro

Versão esportiva do pequeno hatch terá preço na casa dos R$ 75 mil e 167 cv extraídos do motor 1.4 turbinado

Por 19 de nov, 2014 · 4m de leitura.
Versão esportiva do hatch terá preço na casa dos R$ 75 mil e 167 cv extraídos do motor 1.4 turbo

Depois de exibi-lo com toda pompa no Salão do Automóvel, a Fiat começará a vender o 500 Abarth no Brasil em meados de dezembro. A tabela para a versão única é de R$ 79.300. Importado do México, a Fiat espera vender cerca de 300 unidades do Abarth em 2015. Ele não é barato, mas cativa pelo bom acerto dinâmico e pela verdadeira simpatia do conjunto.

O modelo é equipado com o motor 1,4 litro turbinado com cabeçote Multiair que desenvolve bons 167 cv e 23 mkgf, suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos. A vitalidade do trem de força é notável, que empurra o pequeno Fiat com decisão, acompanhado de um instigante “ronquinho” esportivo vindo do escapamento de duas saídas desenvolvido especialmente para a versão. O câmbio é manual de cinco marchas com engates precisos, ainda que a alavanca tenha curso um pouco longo.


O interior é bem completo, com direito a bancos em couro com costuras vermelhas e maior apoio para as costas e pernas. Há ar-condicionado automático, sistema de som com comandos no volante e uma nova telinha digital no cluster de instrumentos que mostra velocidade e detalhes do computador de bordo. O conta-giros agora é uma barra lateral, em vez do antigo arco sobre o velocímetro analógico usado até então. O Abarth ainda traz um medidor de pressão do turbo em destaque, à esquerda do painel. Como opcionais, apenas o teto solar elétrico e um sistema de som de melhor qualidade, com alto falantes da badalada Beats by Dr. Dre.

Para proteger os ocupantes, o Abarth tem sete air bags, controles de estabilidade e tração e ainda um dispositivo que simula eletronicamente um diferencial com deslizamento limitado, transferindo torque entre as rodas dianteiras para dar melhor controle direcional em curvas.

O 500 Abarth existe desde 2007, lançado logo após a mais recente encarnação do carismático hatch italiano. No entanto, a produção quase artesanal dos kits de preparação, que na época eram instalados depois que o carro saía da fábrica polonesa, inviabilizava a importação do carro ao Brasil. Agora, os Abarth saem prontos da linha de montagem da Fiat no México, de onde já vêm todos os 500 vendidos no País.