Fiat 500 Cabrio tem o céu ao seu alcance

Modelo compacto da marca italiana é um dos mais acessíveis quando o assunto é rodar sem capota

Por 04 de jun, 2014 · 5m de leitura.

Além de ser o modelo de teto removível mais em conta do Brasil – com preço de R$ 64.230 -, o carismático 500 Cabrio passou a contar também com outro apelo para alavancar suas vendas: o motor 1.4 MultiAir é flexível e gera até 107 cv de potência. No entanto, o prazer de poder sentir o vento no rosto é um argumento ainda mais forte que os outros dois.

++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Fiat 500 Abarth já está no Brasil


Para isso, basta pressionar um botão, localizado próximo do retrovisor interno, para que o teto retrátil, feito de lona, se recolha. A operação dura 30 segundos e pode ser feita com o veículo em movimento, mas só até os 80 km/h. Com o teto aberto, não são rebatidos as colunas do veículo e o arco de metal – diferentemente dos conversíveis mais tradicionais.

Se por um lado a visão acima da cabeça agrada, a da parte de trás do carro fica completamente comprometida. O problema é que quando o teto se “dobra”, a missão de enxergar por meio do retrovisor externo se torna quase impossível.


Equipado com o motor bicombustível, o 500 Cabrio vai bem nas acelerações. A primeira marcha, com relação mais curta, ajuda a tornar as arrancadas bastante ágeis.

Apesar disso, a transmissão automática de seis marchas tem algumas falhas, como as relações muito longas entre a terceira e a quarta. A sensação é de que há um “buraco” entre elas. Além disso, há lentidão nas trocas.


Na prática, isso afeta o desempenho na cidade, principalmente na hora de fazer retomadas, situação na qual o carro perde todo aquele vigor inicial e se mostra “chocho”.

DESENHO
Tanto no exterior quanto na cabine, o visual é muito charmoso. É possível combinar a cor do couro que reveste os bancos com a da carroceria e a que reveste o painel. Pequeno e bem equipado, o 500 traz volante multifuncional com regulagem de altura, controlador de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado e rádio com entrada auxiliar. Controles de tração e estabilidade também são de fábrica.

PRÓS
ESTILO – O 500 foi relançado em 2009 e não passou por nenhuma reestilização até agora. Ainda assim, agrada pelo design moderninho.


CONTRA
CÂMBIO – O conversível perde agilidade no trânsito por causa do câmbio. As trocas são lentas e as marchas, longas demais.

Preço sugerido: R$ 64.230
Motor: 1.4, 4 cil., 16V, flexível
Potência:107 cv a 6.250 rpm
Torque: 13,8 mkgf a 3.850 rpm
Câmbio: Automático, 6 marchas
0 a 100 km/h: 10,5 segundos
Comprimento: 3,54 metros
Porta-malas: 182 litros