A Fiat deverá mostrar uma nova geração do 500e no Salão de Genebra de 2020. A novidade vai manter as proporções do modelo atual, mas terá uma plataforma totalmente nova, cujo primeiro fruto será a versão elétrica. A arquitetura do novo Fiat 500 elétrico deverá ser inspirada na apresentada pelo conceito Centoventi. O conceito foi mostrado pela Fiat no Salão de Genebra deste ano.
O Centoventi apresentou um conceito inovador onde o modelo vem com um determinado número de baterias, mas pode ganhar mais módulos se o proprietário precisar de mais autonomia. A autonomia do Centoventi pode variar entre 100 e 500 quilômetros. Para o 500e de produção, o número máximo deverá ficar na casa dos 340 quilômetros.
Publicidade
O novo 500e vai enfrentar concorrência pesada na Europa. A Peugeot vai entrar no segmento de compactos elétricos com o e-208. Mini e Honda também preparam seus modelos movidos a eletricidade. O modelo da Honda, aliás, será baseado no simpático conceito Urban EV, mostrado pela marca no último Salão de São Paulo.
Mas antes do novo modelo elétrico, o atual 500 ganhará uma versão com sistema mild-hybrid. O compacto terá um alternador mais potente, para alimentar o carro quando o motor a combustão estiver desligado.
Novas plataformas elétricas
Além da plataforma do 500 elétrico, chamada de City Car, a FCA terá outras três bases dedicadas a modelos elétricos. A Mainstream estará no próximo Jeep Grand Commander, a Premium vai estrear no Maserati Quattroporte e a Performance virá no Maserati Alfieri.