O Fiat 500 tem uma história de sucesso em todo o mundo, mas tem passado por percalços nos últimos anos. Sua versão elétrica não fez o sucesso esperado e o modelo a combustão de geração antiga saiu da Europa e agora só é vendido na África e no Oriente Médio.
A nova aposta da Stellantis, contudo, é transformar o charmoso carrinho em híbrido. Apesar de a produção na fábrica de Mirafiori (Itália) começar oficialmente apenas em outubro, a primeira unidade do 500 Ibrida – como será chamado – foi fotografada na planta italiana. O lançamento está programado para o início de 2026.

Fiat tem planos ambiciosos
Os planos para o pequenino são ambiciosos. A Fiat quer vender 100 mil unidades do 500 híbrido (além de 40 mil da versão elétrica) por ano a partir do ano que vem. Para a concepção da nova motorização, a montadora precisou fazer um trabalho de engenharia reversa. Ou seja, foi preciso fazer uma adaptação no modelo elétrico para que ele recebesse um motor a combustão. Dessa forma, os técnicos tiveram de fazer mudanças complexas na estrutura, como substituir o compartimento da bateria pelo tanque de combustível, por exemplo.
A estratégia de lançar o 500 Ibrida tem a ver com o momento pelo qual a Europa passa atualmente, com a queda do mercado de elétricos. Neste ano, contudo, as vendas dessa categoria voltaram a subir, mas ainda é cedo para dizer se será possível atingir as metas de vendas e de emissões até o final de 2025. Assim, o icônico carrinho pode oferecer uma alternativa versátil aos consumidores sem deixar sua história tão admirada morrer por conta da baixa procura de elétricos. Além de ser um teste para a indústria italiana se adaptar e prosperar em um cenário em constante transformação.
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