Igor Macário

09/10/2017 - 6 minutos de leitura.

Fiat Argo 1.0 enfrenta Hyundai HB20 e Chevrolet Onix

Novato da Fiat faz duelo de versões de entrada com líderes de venda brasileiros

Argo enfrenta rivais - Foto: Rafael Arbex/Estadão Crédito:

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Fiat lançou o Argo com muita pompa. Várias versões, equipamentos interessantes e visual moderninho deixaram o novo hatch em evidência. Mas a opção de entrada do compacto, com motor 1.0, briga com os dois “queridinhos” do mercado: Chevrolet Onix e Hyundai HB20. E aí o cenário ficou complicado para o novato.

O Argo 1.0 é bom, mas o que lhe falta em desempenho, sobra em preço. A R$ 46.800, o Fiat é o mais caro desse trio. O Onix LT 1.0 parte de R$ 46.390 e o HB20 Comfort, de R$ 43 mil. Ao adicionar central multimídia, item opcional nos três carros, os preços vão a R$ 50.300, no caso do Fiat, R$ 47.790 no do Chevrolet R$ 44.550 e no do Hyundai.

Além da tabela menor, o HB20, com seu ótimo comportamento dinâmico e desempenho que pode ser considerado como referência na categoria, deixou para trás a novidade e o campeão de vendas.

Continua depois do anúncio

O Argo conseguiu um honroso segundo lugar, mas sem grande vantagem ante o competente Onix, que também não fez feio. O Chevrolet ficou em terceiro lugar por ter acabamento e ergonomia piores, porta-malas menor e manutenção mais cara que os concorrentes.

A central multimídia, um dos itens mais valorizados pelo consumidor, é bem superior no Argo. Fácil de usar e cheia de funções, dá um banho na limitada do Onix e na esquisita do HB20. Todas são compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay.

O senão é que o sistema do Fiat é caro – custa R$ 2.300, ante R$ 1.400 no Onix e R$ 1.550 no HB20. De série, os três vêm com ar-condicionado, direção assistida, travas e vidros elétricos (atrás também no Hyundai e opcional no Fiat). O Onix não traz o item nem como extra.


O HB20 pode receber rodas de 15” e maçanetas da mesma cor da carroceria, entre outras firulas. Mas nem assim seu preço supera o dos rivais.

HB20 brilha em desempenho diante de rivais

HB20 e Argo têm motores de três cilindros, mas no do Fiat há apenas duas válvulas por cilindro, o que prioriza torque em baixas rotações. O do Hyundai tem 12 válvulas, a solução mais eficiente, enquanto o Onix utiliza um quatro-cilindros.


O Argo tem o maior torque do trio, mas também é, de longe, o mais pesado. Por isso seu desempenho deixa a desejar. O Fiat até arranca com decisão, mas perde fôlego logo. O HB20, por sua vez, é o mais leve, característica bastante perceptível ao volante.

O Hyundai é esperto e gostoso de guiar, principalmente na cidade. O Onix fica no meio termo: seu 1.0 oferece boas respostas, mas com alguma aspereza. A maior virtude do Chevrolet é o câmbio de seis marchas (de cinco nos rivais). Isso permite ao quatro-cilindros girar menos na estrada e deixa o hatch bem confortável.

Opinião: O Argo e a sina de ser como um “HB20 da Fiat”


Como produto, o Argo tinha tudo para levar este comparativo. O novo Fiat é um ótimo carro, espaçoso, bem acabado e um sopro de novidade no segmento. O problema é que o estreante foi feito tão à imagem e semelhança de seus rivais que, no fim das contas, inova pouco em um meio tão concorrido, no qual o “fator novidade” (e a personalidade do produto) é ainda mais importante. É certo que o Fiat tem interior moderno, sistema start&stop e sua central multimídia é das melhores, mas a Fiat podia ter quebrado alguns paradigmas, ousado mais, como a Hyundai fez quando lançou o HB20 no Brasil. Não é à toa que o hatch piracicabano continua fazendo sucesso mesmo após bons anos no mercado.

Veja mais: detalhes da galeria

Notícias relacionadas

Tecnologia

Carros chineses ditam nova tendência de painel com grandes telas

Notícias

Novo Chevrolet Trailblazer 2025 tem preço anunciado; veja o que muda

Segredos

Flagra: BYD Song Pro está em SP e será novo SUV híbrido de entrada

Notícias

JAC Hunter: versão atualizada da picape elétrica alcança 500 km

OFERTAS 0KM
Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

De R$ 106.890,00 por R$ 97.990,00 OU

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

De R$ 137.990 por versões a partir de R$ 123.890 com a valorização na troca do seu usado.

Hyundai Creta New Generation Comfort Plus

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

De R$ 119.990,00 por R$ 113.990,00

Hyundai Creta Action 1.6

VER TODAS AS OFERTAS