A principal novidade da Stellantis para esse semestre são os novos modelos Bio-Hybrid, após o anúncio de que seu primeiro modelo híbrido seria revelado em novembro. Agora, imagens que circulam pela internet, publicadas pelo perfil stellantis_clube no Instagram, dão alguns detalhes do que tais modelos terão de novo.
Partindo do fato de que os modelos flagrados são dois SUVs, o Fiat Pulse e o Fastback, a primeira imagem revela o retorno da cor Azul Amalfi à linha Pulse, e novidade no Fastback. Além disso, coberto por alguma pequena camuflagem, o emblema Bio-Hybrid vai à direita da tampa do porta-malas, identificando a versão.
Outra imagem revela o velocímetro digital do Fastback, que na parte inferior exibe a inscrição ‘Hybrid’, bem como a indicação da quantidade de bateria restante. Além disso, à esquerda do mostrador, é possível saber o quanto de energia está sendo devolvida por meio de regeneração, por exemplo. Contudo, a postagem também revelou seu consumo, homologado pelo Inmetro.
Fastback Bio-Hybrid tem sensível melhora no consumo
O SUV cupê da Fiat em sua configuração híbrida faz, utilizando etanol, 9,6 km/l na cidade (contra 8,1 km/l de antes), enquanto na estrada, o consumo agora é de 10,9 km/l (contra 9,7 km/l de antes). Isso se traduz em uma melhora de 1,5 km/l e 1,2 km/l (15,6% e 11%), respectivamente. Já na gasolina, o trecho urbano registra 12,6 km/l (contra 11,3 km/l anteriormente, 10% melhor), e o rodoviário acontece com 13,9 km/l, sem mudanças. Não há dados para o Pulse, mas mudanças ligeiramente melhores são esperadas.
Segundo a publicação, a opção híbrida-leve estará disponível apenas na versão topo de linha Impetus de ambos os SUVs, ao passo de que se esperava a presença também na versão Audace, por exemplo. Além disso, o ganho no rendimento do combustível é maior que o esperado, considerando se tratar de um sistema 12V, com motor-gerador de 4 cv e bateria de íons de lítio de 1 kWh.
Assim, o conjunto será pareado com o motor 1.0 Turbo três cilindros 130 cv e 20,4 mkgf de torque, sem modificações, acoplado à transmissão CVT. Espera-se que a opção MHEV chegue também a todos os modelos da Stellantis no Brasil, equipados com esse motor, por exemplo. A tecnologia, sendo a mais barata entre as híbridas, deve dar as caras também em modelos como os Peugeot 208 e 2008.
Seja como for, a Stellantis não trabalhará apenas com híbridos-leve. A opção Bio-Hybrid também abriga modelos híbridos completos (HEV) e plug-in (PHEV), que você pode entender mais sobre clicando aqui. Até mesmo modelos elétricos feitos no Brasil estão na expectativa para os próximos anos, por exemplo.
O Jornal do Carro também está no Instagram!