17/07/2011 - 5 minutos de leitura.

Fiat celebra 35 anos de produção no País

Foi em julho de 1976 que a montadora italiana inaugurou a fábrica de Betim (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte. O pioneiro a sair da linha de montagem mineira foi o 147, hatch compacto baseado no 127 italiano

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Lançado em 1976, 147 foi pioneiro no uso do álcool combustível, em 1979 (Foto: Arquivo/AE)

Neste mês, a Fiat está comemorando 35 anos do início da produção de automóveis no Brasil. Foi em julho de 1976 que a montadora italiana inaugurou a fábrica de Betim (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte. O pioneiro a sair da linha de montagem mineira foi o 147, hatch compacto baseado no 127 italiano. O carrinho foi o primeiro nacional com motor transversal, dando mais espaço para a cabine.

Dois anos depois, o pequenino originou a picape City, a primeira derivada de carro de passeio no País. A família ainda seria ampliada ao longo dos anos com o furgão Fiorino, a perua Panorama e o sedã Oggi. Em 1979, o 147 foi o pioneiro no uso do álcool combustível no Brasil.

Em 1990 o Uno Mille inaugurou o segmento dos carros com motor 1.0 (Foto: Fiat/Divulgação)

O sucessor dele, o Uno, foi lançado em 1984, mas ele só virou sucesso depois da chegada da versão Mille, em 1990, com propulsor de 1 litro – versão levemente reduzida do 1.050 do 147.

Continua depois do anúncio

Ajudado pela redução do IPI nessa categoria de motor, o Uno Mille teve papel importante no rápido crescimento da Fiat na década de 90. De 1996, o Palio também colaborou nesse processo, que fez a marca chegar à liderança do mercado pela primeira vez. Dez anos antes, ela ocupava a quarta posição.

Exclusiva do Brasil, versão duas-portas do Tempra, pioneiro em motor 16V (Foto: Oswaldo Palermo/AE)

Entre outros Fiat marcantes no mercado nacional estão o sedã Tempra, que estreou o cabeçote de quatro válvulas por cilindro no Brasil, em 1993. Dois anos depois, o seu irmão hatch, o Tipo, chegou a liderar o mercado nacional de automóveis por um mês, mesmo sendo importado da Itália.

Mesmo importado, o Tipo foi o mais vendido no País em um mês de 1995 (Foto: Saulo Mazzoni/AE)

A marca também se caracterizou por ter lançado no País a onda dos carros de passeio com estilo off-road. O primeiro membro da família Adventure foi baseado na perua Palio Weekend, em 1999.


Hoje, a fábrica de Betim é uma das três maiores do mundo em produção. Em 2010, saíram de lá 757.418 veículos, sendo que a capacidade é de 800 mil. E até 2014, a unidade será ampliada para fazer até 950 mil unidades.

Clã Adventure surgiu em 1999 (perua Palio). Acima, versão atual do Idea (Foto: Sérgio Castro/AE)

Notícias relacionadas

Avaliação

Kia Niro tem visual futurista, bom acabamento e preço competitivo

Mercado

Stellantis anuncia Leapmotor no Brasil, nova marca chinesa de elétricos

Segredos

Novo Ford Ecosport ganha projeções e terá versão híbrida

Notícias

Ford Territory surge reestilizado e com versão híbrida plug-in

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 239.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

A partir de R$115.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

De R$ 109.490,00 por R$ 99.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

De R$ 114.990,00 por R$ 106.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20S Comfort Plus 1.0 TGDI

A partir de R$ 75.990 (à vista) com seu usado na troca.

Hyundai New HB20 Comfort Plus

VER TODAS AS OFERTAS