Você está lendo...
Adeus: Fiat confirma o fim da perua Weekend
Mercado

Adeus: Fiat confirma o fim da perua Weekend

Com mais de 530 mil unidades vendidas desde 1997, perua Weeking sai de linha sem trocar de plataforma nesses 23 anos

Redação

27 de jan, 2020 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

perua weekend
PERUA WEEKEND SAI DE LINHA APÓS 23 ANOS ININTERRUPTOS
Crédito:FIAT/DIVULGAÇÃO

A notícia que já era ventilada há algum tempo foi confirmada pela Fiat: a perua Weekend saiu de linha. O modelo, que foi produzido por 23 anos na fábrica de Betim (MG), teve suas últimas unidades fabricadas nesta segunda-feira, 27.

O carro surgiu como uma variação familiar da carroceria do Palio e fez muito sucesso em um momento em que as peruas eram o sonho de consumo das famílias. Na época, a diferenciação para o hatch era a suspensão traseira com braços arrastados e o entre-eixos 6 cm maior que no dois volumes.

Em 1999 ela ganhava a opção Adventure, que iniciava a categoria de carros ‘aventureiros’ no País. Eram modelos com apliques de plástico na carroceria, pneus mistos, acessórios como quebra-matos, entre outros. Dela surgiram as versões Adventure para Idea, Doblò e Strada.

Publicidade


O estúdio de design de Giorgetto Giugiaro foi o responsável por realizar a primeira alteração no visual da perua, em 2001. Em 2004, uma reestilização alterava a traseira, que não havia sido bem aceita pelo mercado.

No ano de 2008, a Fiat adicionava outro item inovador ao segmento na perua, a versão Adventure Locker, com bloqueio de diferencial no eixo dianteiro. As alterações dessa época sobreviveram até 2012, quando veio o atual visual.

Em 2015, com o fim do Palio, a perua passa a ser chamada apenas de Weekend e Weekend Adventure. Ela teve ainda um conceito de Palio Weekend elétrico, em 2008, que foi desenvolvido em parceria com a hidrelétrica Itaipu. O motor elétrico rendia 20 cv e tinha 5,1 mkgf. A bateria era de níquel e oferecia até 120 km de autonomia.




Deixe sua opinião