Você está lendo...
Fiat ‘de olho’ em Mazda e Suzuki
Mercado

Fiat ‘de olho’ em Mazda e Suzuki

O presidente mundial do Grupo, Sergio Marchionne, disse no Salão de Genebra (Suíça), que há possibilidade de a empresa associar-se às japonesas Mazda ou Suzuki ? da mesma forma que a GM fez com a francesa PSA Peugeot Citroën

09 de mar, 2012 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Fiat 'de olho' em Mazda e Suzuki

O presidente mundial do Grupo Fiat (que inclui a americana Chrysler), Sergio Marchionne, disse no Salão de Genebra (Suíça), que há possibilidade de a empresa associar-se às japonesas Mazda ou Suzuki – da mesma forma que a GM fez com a francesa PSA Peugeot Citroën. “As empresas complementam as atividades da Fiat”, disse o executivo, de acordo com informações da Automotive News.

A Fiat possui acordo de fornecimento de motores com a Suzuki, que briga para se desvencilhar de uma parceria com a Volkswagen. Depois de declarar o fim da aliança entre as duas empresas, a fabricante japonesa entrou na justiça no fim do ano passado para exigir que a companhia alemã venda a sua participação de quase 20% na Suzuki.

Além dos motores, um dos modelos Fiat, o Sedici, é feito na fábrica da Suzuki na Hungria.

Publicidade


A Mazda informou que não tem planos de outra aliança, após o quase fim de sua parceria de 31 anos com a Ford – a americana detém 3,5% da japonesa -, mas não descartou a medida.

Marchionne está em busca de um terceiro aliado para reduzir custos de desenvolvimento de produtos e incrementar as vendas em países emergentes. Na Europa as opções estão se esgotando. Várias fabricantes da região já firmaram acordos e nove das marcas europeias pertencem ao grupo Volkswagen.

Além disso, uma aliança na Ásia ajudaria, e muito, a Fiat. Essa é a região em que a italiana tem pior desempenho em vendas: apenas 3% de seu total.


Deixe sua opinião