Fiat Mobi Like
Fiat/Divulgação

Fiat Mobi atinge 600 mil unidades produzidas, mas não deve durar muito

Um dos carros mais baratos do Brasil, Mobi alcança marca histórica, mas deve ser substituído pelo Grande Panda em 2026

Por Thais Villaça 21 de nov, 2024 · 4m de leitura.

Segundo carro mais barato do Brasil hoje (por inacreditáveis R$ 74.990, vale lembrar), o Fiat Mobi atingiu a marca de 600 mil unidades produzidas no Brasil – mais especificamente no complexo da Stellantis em Betim (MG). Lançado em 2016, o hatch reveza com o Renault Kwid a coroa de veículo mais acessível do mercado – atualmente com o compacto francês por uma diferença de apenas R$ 400). 

Atualmente na oitava posição no acumulado do ano entre os modelos mais vendidos do País, o Mobi já acumulou mais de meio milhão de unidades emplacadas desde seu lançamento, em 2016. Contudo, o carrinho pode estar com os dias contados. Isso porque o Grande Panda, revelado em junho na Europa, deve substituir o Mobi e o Argo por aqui. Feito na Sérvia, já foi até flagrado para testes de engenharia em solo nacional.

Fiat Grande Panda stellantis
Fiat/Divulgação

Como será o substituto do Mobi

O Grande Panda será o primeiro de uma nova família de veículos, que vai integrar o portfólio da Fiat gradualmente até 2027. Essa futura gama terá a missão de unificar a linha global da Fiat, ou seja, vai alinhar os modelos disponíveis na Europa e na América do Sul. O modelo usa a plataforma modular CMP, a mesma da família do Citroën C3. Além de motores a combustão, a arquitetura também é compatível com conjuntos híbridos e elétricos. Com a gradativa eletrificação da linha da montadora italiana, é provável que o compacto receba também o sistema híbrido leve que estreou recentemente em Pulse e Fastback

Entretanto, o nome poderá ser diferente no Brasil, utilizando a alcunha “Novo Argo”, por exemplo. A produção deve começar no segundo semestre do ano que vem, também em Betim, para que a estreia ocorra no início de 2026. Em termos de motorização, o modelo receberá o motor 1.0 aspirado de 75 cv e 10,7 mkgf nas versões de entrada. Já as de topo terão o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 mkgf. Para completar a gama, a Fiat vai oferecer uma opção híbrida leve flex com sistema de 12 volts. 

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Pulse e Fastback Hybrid: como andam os primeiros híbridos da Fiat