Depois de muitas disputas com o Renault Kwid, o Fiat Mobi roubou o título de carro zero km mais barato do Brasil. E vai fechar o ano de 2024 com a coroa pelo segundo ano consecutivo. Seu preço oficial na tabela é de R$ 74.990 na versão Like, enquanto o rival da marca francesa parte de R$ 76.090 na configuração de entrada Zen.
Mas para deixar a briga ainda mais desigual, o Mobi aparece constantemente em “promoção” no site da Fiat. Neste mês de dezembro, por exemplo, o compacto tem desconto de R$ 11 mil, sendo oferecido por R$ R$ 63.990. Ou seja, nesse caso a diferença para o rival passa de R$ 1.100 para R$ 12.100, um valor considerável para quem procura um carro novo.
O preço reduzido tem se refletido nas vendas dos dois modelos. Assim, o Mobi já emplacou quase 62 mil unidades no acumulado do ano, ocupando a sétima colocação entre os carros mais vendidos do País. O Kwid, por sua vez, fica na 12a posição com pouco mais de 50 mil emplacamentos até novembro de 2024.
Como é o Mobi
Lançado em 2016, o Mobi é equipado com motor 1.0 Fire Evo que rende até 74 cv e 9,7 mkgf de torque, tanto na versão Like quanto na Trekking. A opção aventureira, aliás, também tem preço promocional e sai de R$ 79.990 por R$ 71.290 – também mais em conta que o Kwid. O câmbio é sempre manual de cinco marchas. Em termos de consumo, tem médias de 14,2 km/l com gasolina e de 10 km/l com etanol.
Recentemente, atingiu a marca de 600 mil unidades no Brasil, mas deve sair de linha por volta de 2026 para dar lugar ao Grande Panda, previsto para substituir tanto o Mobi quanto o Argo. Será o primeiro de uma nova família de veículos que vai integrar o portfólio da Fiat gradualmente até 2027. Essa futura gama terá a missão de unificar a linha global da Fiat, ou seja, vai alinhar os modelos disponíveis na Europa e na América do Sul. O modelo usa a plataforma modular CMP, a mesma da família do Citroën C3. Além de motores a combustão, a arquitetura também é compatível com conjuntos híbridos e elétricos.
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