Fiat pode ter fraudado testes de emissões na Europa

Governo da Alemanha informa ter encontrado irregularidades nas emissões de motor que equipa Jeep Renegade e Fiat Toro no Brasil

Por 02 de set, 2016 · 3m de leitura.
Jeep Renegade

A FCA está sendo acusada pelo governo alemão de usar dispositivos para burlar os testes de emissões de poluentes no continente europeu. Entidades de regulamentação do país encontraram diferenças nos níveis de poluição de modelos que usam o motor 2.0 diesel da Fiat, como 500X e o Jeep Renegade produzidos na Itália. No ano passado, foi comprovada que o Grupo Volkswagen cometeu o mesmo tipo de fraude.

De acordo com o governo alemão, a FCA estaria usando um sistema que só restringiria a emissão dos óxidos de nitrogênio (NOx) durante alguns ciclos de funcionamento, aproveitando o que as fabricantes chamam de “janela termal”. No período em que os motores estão em fase de aquecimento, a legislação permite que o controle de emissões seja menor, para evitar danos ao propulsor quando ainda frio.


No entanto, cada fabricante admite temperaturas diferentes para essa “janela” e os modelos da Fiat apresentaram diferentes níveis de emissões independentemente da temperatura de trabalho. Os testes do órgão de controle alemão concluíram que o sistema de redução de emissões dos motores da Fiat também parava de funcionar após cerca de 22 minutos, pouco tempo a mais que o ciclo de testes regulatórios, que dura cerca de 20 minutos. No Brasil, esse motor está no Jeep Renegade e na picape Fiat Toro.