Fiat pode trocar local de fábrica em PE

A Fiat informou que foi procurada pelo governo de Pernambuco, que propôs à montadora conhecer o novo polo industrial de Goiana como área alternativa à construção de sua fábrica no Estado. A fabricante aceitou a proposta de visitar o local, mas alega...

Por 08 de jul, 2011 · 3m de leitura.

RAFAELA BORGES

A Fiat pode transferir o local de sua segunda fábrica de automóveis no Brasil do complexo de Suape para a cidade de Goiana, segundo o jornal Diário de Pernambuco. Os dois locais ficam no Estado nordestino.

A montadora italiana planeja inaugurar sua fábrica pernambucana em 2013. De lá sairá um novo modelo compacto, que deverá substituir o Fiat Mille. O investimento será de R$ 3 bilhões.


Em janeiro deste ano, a Fiat lançou a pedra fundamental da fábrica em Suape. Porém, o projeto de expansão industrial da região de Goiana, cidade que fica ao norte de Recife, pode mudar os planos da montadora.

De acordo com o Diário de Pernambuco, a mudança de área está condicionada a alguns acertos logísticos prometidos pelo governo de Pernambuco. Além da fábrica de automóveis, a montadora terá no Estado um centro de desenvolvimento de veículos e um campo de provas.

A Fiat informou que foi procurada pelo governo de Pernambuco, que propôs à montadora conhecer o novo polo industrial de Goiana como área alternativa à construção de sua fábrica no Estado. A fabricante aceitou a proposta de visitar o local, mas alega que ainda não sabe que vantagens terá em Goiana.


“Nada está definido ainda”, disse um porta-voz da Fiat. Há três hipóteses: manter a fábrica em Suape, transferi-la para Goiana ou utilizar os dois locais para a construção do complexo.

Atualmente, a única fábrica de automóveis da Fiat no Brasil está localizada em Betim (MG). Esse complexo está recebendo investimento de R$ 7 bilhões.