Você está lendo...
Fiat Pulse é o nome do SUV do Progetto 363 que chega em agosto
Notícias

Fiat Pulse é o nome do SUV do Progetto 363 que chega em agosto

Com 65% dos votos, público elegeu nome Pulse para batizar o SUV da Fiat. Segundo concessionários, lançamento será em agosto

Emily Nery, Especial para o Jornal do Carro

02 de jun, 2021 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Fiat Pulse
Fiat Pulse é o primeiro SUV nacional da marca italiana e chega no segundo semestre
Crédito:Fiat/Divulgação

Após um período bem mais longo do que a votação do paredão do Big Brother Brasil, a escolha para o nome do SUV da Fiat (Progetto 363) durou um mês e reuniu mais de 380 mil votos. Com 65%, o público elegeu Pulse como batismo para o primeiro utilitário da marca. Os demais indicados, Domo e Tuo, ficaram com 25% e 10%, respectivamente.

O maior lançamento da Fiat deste ano surgiu no dia da final do BBB21. E foi um dos prêmios da campeã do reality show, Juliette Freire. Da mesma forma, foi em uma live parecida com o paredão do Big Brother, nesta quarta-feira (2), que a marca revelou que o modelo se chamará Fiat Pulse.

Embora os concessionários não soubessem, alguns afirmaram que tinham preferência pelo nome Pulse. O Jornal do Carro descobriu também que o modelo chega em breve às concessionárias, entre agosto e setembro. Conforme antecipamos aqui, este será o primeiro veículo a oferecer o novo motor 1.0 GSE turbo da Stellantis.

Publicidade


Fiat Pulse
Fiat/Divulgação

O novo motor é forte candidato a ser o 1.0 turbo flexível mais potente do mercado nacional. Estima-se que a potência fique entre 120 cv e 130 cv. Desse modo, a potência máxima pode ultrapassar os 125 cv do 1.0 TSI da Volkswagen. Atrelado a ele, estará câmbio automático do tipo CVT que simula seis marchas, e que já estreou na nova Fiat Toro.

Contudo, ainda não é o momento de aposentar os motores aspirados. Assim, o 1.3 Firefly, de até 109 cv e 14,2 mkgf, deve equipar as versões de entrada do novo SUV, cujo preço promete beirar os R$ 100 mil.




Nova plataforma

Ainda que o design te lembre o hatch Argo, o Pulse herdará pouquíssimos elementos do hatch, segundo a Fiat. A marca italiana apresentou a nova plataforma modular MLA, na qual montará o SUV. Essa nova arquitetura foi desenvolvida com foco na segurança e na conectividade. Por isso, é esperado que o utilitário tenha boa avaliação no crash-test do Latin NCAP.

Sobre conectividade, o Pulse oferecerá a plataforma Fiat Connect Me, que permitirá operações remotas via aplicativo no celular, smartwatch ou por meio de assistente virtual, como ligar e desligar o motor, ou travar e destravar as portas à distância. A multimídia do SUV terá um chip da operadora TIM com Wi-Fi a bordo e outros serviços conectados.

SUV derivado do Progetto 363 poderá realizar chamadas de emergência
Fiat Pulse poderá realizar chamadas de emergência Reprodução/Fiat

Por meio do App My Uconnect, a tecnologia fornecerá dados sobre manutenção do carro e notificará o proprietário com alertas de condução e alertas de suspeita de furto, por exemplo.

Até o momento, sabemos apenas que o SUV terá o menor entre-eixos da categoria, de 2,53 metros. Para efeito de comparação, o Nivus e o Tiggo 3X oferecem 2,56 m e 2,55 m, respectivamente. O Fiat Pulse vai concorrer com especialmente com SUVs de entrada e modelos com motor 1.0 turbo, como Chevrolet Tracker e a dupla da Volkswagen Nivus e T-Cross.


Deixe sua opinião