MICHEL ESCANHOLA
Lançado no segundo semestre de 2007, o Punto já acumula 94.274 unidades vendidas no Brasil. Para manter o fôlego a Fiat acaba de atualizar o hatch (confira avaliação na página 5). O bom resultado entre os novos se repete no mercado de usados. Segundo lojistas, as versões com motor 1.4 são as preferidas dos consumidores. As com propulsor 1.8 desvalorizam mais e têm público restrito. “O Punto 1.4 é mais em conta e tem a melhor relação custo-benefício. Já os modelos 1.8, além de gastarem mais combustível, são caros e acabam tendo mais concorrentes”, diz Alex Martins, gerente da ConfortCar (2095-9595), multimarcas no Tatuapé, zona leste. A loja oferece um Punto1.4 ELX 07/08 por R$ 33.990 (R$ 380 acima da média publicada no JC de quarta-feira).
O vendedor Dorival Paes, da Doricar (2911-5566), no Parque São Lucas, zona leste, explica que as versões 1.8 têm suas particularidades. “A Sporting só vende bem se for completa, com teto solar. Caso contrário, a HLX (mais em conta) sai mais.” Ele diz que a cor também influencia na venda. “Tenho um modelo laranja 07/08 Sporting 1.8 por R$ 37.800 (R$ 41 mil na pesquisa do JC) que parou no estoque.”
O gerente Moisés Capelli, da Vicente Veículos (2605-0565), na Mooca, também na zona leste, afirma que evita comprar a configuração Sporting, em razão do seguro caro. “Das 1.8, a HLX é a versão que sai mais rápido”. Na loja há um Punto HLX 2008 por R$ 33.500 (R$ 2 mil a menos que na cotação do jornal).
A esportiva T-Jet (motor 1.4 turbo de 152 cv), lançada em março de 2009, ainda é rara entre os usados.