
A realidade da Fiat no mercado chinês não é das melhores. Para cada carro vendido por lá pela fabricante italiana, rivais como Volkswagen e General Motors vendem cerca de 15 unidades. O principal problema para a Fiat no país asiático é que os chineses buscam carros que também transmitam o conceito de status, coisa que os veículos da fabricante não fazem. E é justamente aí que a Jeep entraria.
Enquanto a Fiat tenta adquirir os 41,5% restantes da Chrysler, a marca italiana quer utilizar a Jeep para melhorar sua posição no mercado chinês. A ideia é firmar um acordo com a Guangzhou Automobile Group.
Uma vez fechada, a parceria permitiria produzir o utilitário esportivo Jeep Cherokee na China. A Jeep possui uma boa reputação no país, já que foi a primeira marca ocidental a ter seus carros feitos por lá nos anos 1980. De quebra, a Fiat teria um produto para competir em um segmento menos saturado do que o dos sedãs, do qual a marca participa com o Viaggio.
Com o acordo em vigor, o Cherokee chegaria às ruas da China em 2015. Atualmente, apenas 4,1% dos carros que a Fiat vende mundialmente foram entregues no mercado chinês.