Você está lendo...
Fiat Siena tem mudanças para linha 2017
Lançamentos

Fiat Siena tem mudanças para linha 2017

Sedã ganhou mais itens de série e discreta reestilização na dianteira; preço subiu e parte de R$ 50.750

14 de set, 2016 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

 Fiat Siena tem mudanças para linha 2017
Fiat Siena 2017

A Fiat fez algumas mudanças no Grand Siena para a linha 2017. O sedã compacto tem uma nova grade dianteira, com aletas cromadas, e nova padronagem no tecido que reveste bancos e portas, agora mais escuro. O painel também mudou discretamente, com o reposicionamento da entrada USB para o sistema de som. Os preços partem de R$ 50.750, alta de R$ 1.290 em relação à linha 2016.

Para 2017, sai de cena a versão Tetrafuel, que trazia kit de GNV instalado de fábrica, e continuam as Attractive com motor 1.4 de 88 cv e Essence com motor 1.6 de 115 cv, que custa R$ 55.950 (R$ 1.400 a mais que o 2016). A mais ganhou regulagem de altura para o banco do motorista e preparação para som com quatro alto-falantes. A Essence passa a trazer de série comandos do som no volante.

Publicidade


Itens como ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico são de série nas duas versões. Sensores de obstáculos atrás e alarme são opcionais em ambos. Já o Siena Essence ainda pode ser equipado com teto solar elétrico, air bags laterais, e transmissão automatizada Dualogic.


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.