Depois de flagras, promessas e muitas especulações, eis que chega ao mercado a Titano, primeira picape média da história da Fiat. Confiando em sua tradição no mercado de picapes menores, com a Strada entre as compactas e a Toro – que baixou de preço para esperar a chegada da “irmã” – nas intermediárias, a montadora quer brigar nas categorias de entrada do segmento que inclui Ford Ranger, Chevrolet S10, Nissan Frontier e Mitsubishi L200.
Importada da fábrica de Nordex, no Uruguai, a Titano é baseada na Peugeot Landtrek, que recebeu adaptações para estrear no mercado brasileiro, mas traz basicamente o mesmo design da gêmea de origem francesa. Serão três versões de acabamento disponíveis: Endurance, Volcano e Ranch.
A Fiat aposta na relação custo-benefício para conquistar sua fatia de mercado, uma vez que a expectativa de vendas fica entre 800 a 1.000 unidades por mês, de acordo com a marca. O preço, que inicia em R$ 219.990, é bastante competitivo, ainda mais porque a montadora costuma oferecer grandes descontos em relação ao valor de tabela, especialmente na compra via CNPJ. Ou seja, empresas que precisem de uma caminhonete para o trabalho pesado podem encontrar uma alternativa mais em conta na Titano.
Trem de força da Titano
Todas as versões trazem o mesmo motor 2.2 turbodiesel de 180 cv, que é exclusivo para a picape – ou seja, não equipa nenhum outro veículo da Stellantis. No modelo de entrada Endurance, o câmbio é manual de seis marchas. Dessa forma, o torque fica em 37,7 mkgf. Já nas demais configurações, com câmbio automático de seis marchas, são 40,8 mkgf.
Mas as três opções recebem sistema de tração integral com reduzida. Além disso, outros equipamentos também são de série em todas elas, como bloqueio do diferencial traseiro, assistente de reboque, hill hold control (assistente de partida em rampa) e hill descent control (controle automático de descida).
Com esse trem de força, a Titano acelera de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos (14,7 segundos na Endurance), mas todas atingem a marca de 175 km/h de velocidade máxima. O consumo, entretanto, varia entre as versões. De acordo com o Inmetro, são 9,6 km/l (cidade e estrada) na Endurance; 8,6 km/l (cidade) e 9,3 km/l (estrada) na Volcano e 8,5 km/l (cidade) e 9,2 km/l (estrada) na Ranch.
Dimensões e capacidades
A Titano tem 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,86 m de altura e 3,18 m de entre-eixos. O peso varia conforme a versão: 2.039 kg (Endurance), 2.097 kg (Volcano) e 2.150 kg (Ranch).
A altura em relação ao solo é de 23,5 cm e a capacidade de imersão chega a 60 cm. Já a caçamba de 1.109 litros leva 1.020 kg de carga. Por fim, a capacidade de reboque é de 3,5 toneladas.
Confira os preços e principais conteúdos de cada versão
Titano Endurance – R$ 219.990
Direção hidráulica, bloqueio de diferencial traseiro, controle de cruzeiro, piloto automático com limitador de velocidade, hill hold control, hill descent control, controle de tração, assistente de reboque, porta-objetos abaixo do banco traseiro, luz de caçamba, ar-condicionado, porta-luvas refrigerado, conexão com celular para músicas e ligações, rodas de aço aro 17, três entradas USB, tomada 12V e volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade.
Titano Volcano – R$ 239.990
Itens da Endurance + central multimídia com tela sensível ao toque de 10”, conexão para Apple CarPlay e Android Auto com fio, câmera 180o off-road, sensor de estacionamento traseiro, câmera de estacionamento, volante revestido de couro, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 17, painel de instrumentos parcialmente digital com tela de TFT com 4,2”, protetor de caçamba e capota marítima.
Titano Ranch – R$ 259.990
Itens da Volcano + ar-condicionado digital dual zone, aviso de saída de faixa, rebatimento automático dos retrovisores, câmera 360o off-road, bancos de couro com ajuste elétrico, sensor de chuva e crepuscular, monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento dianteiro, navegação embarcada, santantônio cromado, estribos laterais, rodas de liga leve aro 18, chave presencial, partida por botão, quatro alto-falantes e dois tweeters, faróis, lanternas e luzes diurnas (DRL) de LED.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!