Agora falta pouco: a nova Fiat Titano estreia oficialmente no próximo dia 14 e já foi até flagrada a caminho das concessionárias da marca recentemente. O primeiro exemplar da picape, inclusive, já tem dono. A montadora criou um enigma no X (o antigo Twitter) para seus seguidores e o mais rápido de decifrá-lo levaria a Titano para casa. O sortudo foi o usuário @DhioneJhon, de Linhares (ES).
Tudo isso para esquentar ainda mais o lançamento. Afinal, será a primeira vez que a Fiat se aventura no segmento de picapes médias, rivalizando com modelos tradicionais como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger, por exemplo. A meta é encontrar na categoria o mesmo sucesso de suas caminhonetes menores, Strada e Toro.
Como será a Fiat Titano
Importada do Uruguai, a Titano deverá ter 5,33 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,83 m de altura (1,87 m com as barras no teto) e 3,18 m de entre-eixos. Além disso, a altura em relação ao solo é de 23,5 cm e a caçamba carrega entre 1.020 km e 1.100 kg, de acordo com a configuração. Pode ser que algo mude por conta de detalhes, como tamanho dos para-choques, suspensões e pneus, entre outros.
No design, o modelo terá grandes faróis integrados às luzes diurnas de LED que se prolongam até a parte de baixo, como presas – lembrando que a Titano tem a Peugeot Landtrek como base -, além de faróis de neblina redondos. Bem diferente da Toro, que tem faróis divididos. Nas laterais, é possível notar que as maçanetas e retrovisores são cromados. Atrás, o santantônio terá barras de proteção para o vidro traseiro.
Por dentro, haverá painel de instrumentos digital e central multimídia com tela de 10 polegadas, que será compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Ali também serão mostradas as imagens da câmera 360°. O console central é levemente voltado ao motorista, assim como na Landtrek. Por fim, partida por botão, ar-condicionado automático digital de duas zonas e comandos no volante serão alguns dos destaques da caminhonete.
Motorização e preço
De acordo com o site Autos Segredos, a Titano terá sempre motor 2.2 turbodiesel, mas não com 200 cv, como especulado anteriormente. A potência será de 180 cv a 3.750 rpm e o torque de 37,7 mkgf a 2.000 rpm com câmbio manual de seis marchas (que equipará a opção de entrada Endurance) e 40,8 mkgf a 2.000 rpm com o automático de seis (das configurações Ranch e Volcano). Já a tração será sempre 4×4 sob demanda, independentemente da versão.
Além disso, o câmbio automático terá modos Eco e Sport e a picape virá ainda com bloqueio do diferencial traseiro e controle eletrônico de descida (HDC). Já em relação a valores, é possível que a Titano tenha preço na faixa de R$ 220 mil em sua versão de entrada. Isso para não canibalizar a Toro, que chega a custar R$ 212.990 nas configurações de topo Ranch e Ultra, por exemplo.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!