Um dos lançamentos mais esperados, a Fiat Titano já roda em testes finais no Brasil. Até o momento, a marca não confirmou a data de estreia. Entretanto, espera-se que a nova picape média chegue ao mercado brasileiro no segundo semestre deste ano. Com a Titano, a Fiat busca consolidar a liderança de vendas do segmento. Afinal, a picape Strada, que acaba de ganhar linha 2024, é o carro mais vendido do Brasil. E a Toro lidera entre as intermediárias.
Ainda não há confirmações de versões e preços, mas espera-se que a montadora entregue uma gama enxuta da Titano. Assim, a picape deverá ter tabela entre R$ 250 mil e R$ 290 mil. Ou seja, em uma faixa de preço um pouco abaixo da nova Ford Ranger, mas com uma lista de equipamentos competitiva.
Vale lembrar que a inspiração do nome vem, de acordo com a marca, da mitologia grega. Trata-se do nome de um personagem que enfrenta Zeus e os demais deuses do Olimpo em sua ascensão ao poder.
Cara de Peugeot Landtrek
Tal como o Jornal do Carro antecipou em agosto de 2022, com informações do jornalista Freire Neto, do canal Motores e Ação, a Peugeot Landtrek virá ao Brasil com escudo da Fiat. A Titano será feita na fábrica da Nordex, no Uruguai, e comercializada nos países vizinhos da América do Sul. A troca do logotipo entre as marcas do grupo Stellantis pretende aproveitar a rede maior da marca italiana no País, que conta mais de 500 pontos de venda.
Seja como for, a Fiat está revelando os detalhes da Titano em doses homeopáticas. Entretanto, em termos de design, espera-se que o modelo seja bem parecido com a Landtreck. Dessa forma, terá grade avantajada, rack de teto e estribos laterais. Na traseira, a marca já revelou que a caçamba ganha o logotipo da Fiat com acabamento cromado.
A Fiat ainda não divulgou nenhum dado técnico oficial sobre a Titano. No entanto, os números não ficarão muito diferentes dos encontrados na picape da Peugeot. Assim, o modelo provavelmente terá os mesmos 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,82 m de altura e 3,18 m de entre-eixos. A capacidade de reboque pode ser de três toneladas, enquanto a de carga fica em uma tonelada.
Equipamentos
Na mesma linha, a Fiat Titano terá basicamente o mesmo painel da Peugeot Landtrek. Entre os principais detalhes estão o cluster digital e a central multimídia com tela de 10 polegadas, que mostra imagens da câmera 360°. O equipamento parece ser o mesmo presente, por exemplo, no Citroën C3 e no Peugeot 208. Além disso, o console central é levemente voltado ao motorista, tal como na Peugeot Landtrek. Por fim, a picape terá bloqueio do diferencial traseiro e controle eletrônico de descida (HDC).
Outro item confirmado é a alavanca do câmbio automático com botões para acionamento dos modos Sport e Eco, bem como o seletor do programa de tração. Além disso, os bancos devem ser forrados em couro (provavelmente ecológico) e com ajuste elétrico para o motorista.
Fiat Titano terá motor turbodiesel
Até o momento, não se sabe exatamente qual motor vai equipar a picape. No entanto, como previsto pelo Jornal do Carro no ano passado, a picape deve vir com 2.0 turbodiesel que entrega 180 cv de potência e 40,8 mkgf de torque. Ele, contudo, pode passar por alterações para receber mais desempenho, podendo alcançar cerca de 220 cv. O câmbio é o automático de seis marchas. Já a tração deve ser 4×2 (traseira) com opção de 4×4 reduzida.
Picape vai competir com Hilux, S10 e Ranger
Por aqui, a Fiat Titano virá reforçar um time campeão. Afinal, as picapes Strada e Toro são as duas mais vendidas do País. Com o modelo emprestado da Peugeot, a italiana vai estrear no segmento de picapes médias. E com plenas condições de desafiar a líder Toyota Hilux, além da nova geração da Ford Ranger, que acaba de desembarcar da Argentina. Bem como Chevrolet S10, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 Triton e VW Amarok.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!