A oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L8), em vigor desde o dia 1, exige que as montadoras elaborem soluções que tornem os carros novos menos poluentes e mais eficientes. E, de olho nisso, a Fiat realizará mudanças na Titano. A picape (atualmente produzida em Montevidéu, no Uruguai) passará a ser fabricada em Córdoba (Argentina) e, lá, trocará o motor 2.2 turbodiesel de 180 cv e 40,8 mkgf pelo novo 2.2 turbodiesel (Multijet) de 200 cv e 45,9 mkgf. Tem previsão de lançamento para o segundo semestre.
A informação veio do próprio presidente da Stellantis na Argentina, Martín Zuppi. “A chegada do Titano será sem dúvida muito importante para a Fiat. Posteriormente revelaremos as demais novidades de produção nacional que o Centro Industrial de Córdoba oferecerá”, disse.
A produção em solo portenho faz parte de um investimento de US$ 385 milhões (pouco mais de R$ 2,3 bilhões, na conversão direta) que levará uma família de produtos para Córdoba, onde a marca já produz o Cronos. Além de motor e componentes, Peugeot Landtrek e RAM 1200 – a mesma Titano, mas de marcas diferentes – sairão da mesma linha de produção ainda neste ano.
Motor mais eficiente
O 2.2 Multijet turbodiesel, cabe lembrar, fez sua estreia ano passado na RAM Rampage. Além de mais potente, o novato – que vem da Itália – tem cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, coletor de admissão variável, injeção de diesel de alta pressão (2.000 bar), turbocompressor com geometria variável e wastegate elétrica, entre as características. E o escape tem duplo sistema de recirculação de gases. A picape da marca norte-americana teve ajuste no câmbio, que passou a adotar um diferencial 14% mais longo.
Apesar da potência e torque iguais aos da Rampage, o motor da Titano será atrelado ao câmbio manual de seis marchas nas versões mais baratas. Já as configurações de topo usarão também o automático de nove marchas, como na prima que estreou em 2023. A picape, já como linha 2026, deve ter atualizações visuais e de acabamento, no entanto, manterá as opções de tração 4×2 e 4×4.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!