A Fiat vai precisar ralar para conseguir deslanchar nas vendas da Titano, prevista para chegar (importada do Uruguai) no mês que vem. Isso porque, se Strada e Toro praticamente não têm concorrentes nos respectivos segmentos em que atuam – de picapes compactas e intermediárias – a categoria das médias não está para brincadeira. Trocando em miúdos, o sucesso da montadora italiana dependerá de dois fatores: muita sorte ou uma estratégia extremamente acertada. Afinal, o objetivo aqui é bater nomes tradicionais como Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e companhia.
Ainda não se sabe muito sobre o que a Titano vai oferecer para cair nas graças da clientela. Mas é preciso lembrar que esse público é mais exigente. Afinal, muitos compradores usam suas picapes médias para uso severo e não apenas para ter na garagem um “automóvel com caçamba”, como muitos se referem à dupla vendida pela fabricante no País.
O fato é que, para entrar nessa briga, a boa mecânica é fundamental. Desse modo, a Fiat – que não entraria neste jogo para perder, é evidente – vai usar um motor turbodiesel com tração 4×2 e opção de 4×4 reduzida. O propulsor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 mkgf vem das vans da Stellantis (Citroën Jumper, Fiat Ducato e Peugeot Boxer). Atrelado a ele, deve haver o câmbio automático de seis marchas. Modos Eco e Sport, bloqueio do diferencial traseiro e controle eletrônico de descida (HDC) devem estar no pacote.
Estética
Visualmente, o modelo nada mais é que a Peugeot Landtrek. Para quem não se lembra, trata-se de um projeto conjunto da chinesa Changan com a então PSA Peugeot Citroën, que nunca chegou ao Brasil. Destaque para a grade avantajada com detalhes cromados. O rack de teto, os faróis e até o formato dos faróis de neblina, por exemplo, seguem a cartilha adotada pela Landtrek. A fabricante não revelou foto da picape de traseira. No entanto, como a marca já havia divulgado, o logotipo da Fiat com acabamento cromado e o nome Titano vêm colados na tampa da caçamba.
Bem como a estética, as medidas também vêm da prima francesa. Desse modo, terá os mesmos 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,82 m de altura e 3,18 m de entre-eixos. Pode ser que algo mude por conta de detalhes, como tamanho dos para-choques, suspensões e pneus, e por aí vai. Ainda em medidas, a capacidade de reboque pode ser de três toneladas, enquanto a de carga fica em uma tonelada.
Também sem mencionar qualquer detalhe interno, a Fiat Titano deve adotar, basicamente, o mesmo painel da Peugeot Landtrek. Entre os principais detalhes estão o cluster digital e a central multimídia com tela de 10 polegadas, que mostra imagens da câmera 360°. O equipamento parece ser o mesmo presente, por exemplo, no Citroën C3 e no Peugeot 208. Além disso, o console central é levemente voltado ao motorista, tal como na Landtrek.
Os preços ainda são desconhecidos, mas acredita-se que a fabricante traga uma gama enxuta de versões para a Titano. Isso, a princípio, vai obrigar a picape a custar algo pouco acima das Toro topo de linha (Ultra e Ranch custam R$ 212.990). Será mais cara ou mais barata que a Ranger, que parte de R$ 239.990? Talvez, porque até o momento, todos trabalham apenas com palpites.
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