A Fiat revelou a linha 2020 da picape Toro com algumas novidades. Além de uma leve reestilização, o modelo ganhou nova versão de entrada Endurance e terá uma nova de topo, a Ultra.
Na base da gama, há duas configurações novas, a Endurance 1.8 com câmbio manual de cinco marchas – pela primeira vez oferecida na picape – e a Endurance a diesel com câmbio automático de nove marchas. Elas custam R$ 92.990 e R$ 129.990 respectivamente.
A lista de equipamentos é mais enxuta e há apenas itens básicos como ar condicionado, vidros e travas elétricas e direção assistida. Rádio e rodas de liga leve são opcionais. A Endurance a diesel tem rodas de 17 polegadas ante as de 16 cobertas por calotas da versão flexível.
Já o topo da linha ganhará a versão Ultra, cuja maior novidade é uma capota rígida para a caçamba. Além de mudar o visual da Toro, a cobertura permite que a caçamba seja usada quase como um porta-malas de um SUV. Segundo a Fiat, a peça é mais resistente à entrada de poeira e água, comuns em capas tradicionais de lona. A capota ainda suporta cargas superiores a 60 quilos. E deixa a Toro com o visual de algumas picapes artesanais dos anos 80.
A Ultra será lançada no último trimestre do ano e terá preço semelhante ao da Toro Ranch, que continuará à venda. A marca ainda não deu valores, mas confirmou que a picape custará cerca de R$ 150 mil. O motor é o 2.0 a diesel de 170 cv ligado ao câmbio automático de nove marchas.
A versão é recheada de itens de série como bancos de couro e central multimídia com tela de sete polegadas. A central, aliás, é novidade para toda a gama. O sistema substitui a antiga, e pequena, tela de cinco polegadas oferecida anteriormente.
Veja abaixo todos os preços da Toro 2020:
Endurance 1.8 manual: R$ 92.990
Endurance 1.8 automática: R$ 98.990
Freedom 1.8 automática: R$ 109.990
Volcano 2.4 automática: R$ 122.990
Endurance 2.0 diesel automática: R$ 129.990
Freedom 2.0 diesel automática: R$ 140.990
Volcano 2.0 diesel automática: R$ 152.990
Ranch 2.0 diesel automática: R$ 159.990
Veja como anda a Toro 1.8 manual
Uma das novidades na linha 2020 da Toro é a nova versão de entrada com câmbio manual, a Endurance. A configuração inédita traz o motor 1.8 flexível ligado a um câmbio manual de cinco marchas. O conjunto é agradável de guiar, com embreagem leve e de fácil modulação. O câmbio tem engates curtos e firmes, com movimentação de alavanca menor do que no hatch Argo, por exemplo.
Com o câmbio manual, a Toro de entrada fica ligeiramente mais ágil, sem um conversor de torque para roubar força do motor. No entanto, não há milagres e o 1.8 ainda sofre um pouco para levar os cerca de 1.600 quilos da picape. Retomadas ainda pedem algum planejamento e o motorista não pode hesitar em levar o motor a giros mais altos. O torque máximo só aparece a 3.750 rotações e o motor só acorda de verdade acima dos 4 mil giros. Aí, a picape embala e até ganha esperteza, às custas de maior consumo e ruído interno.
Sem alterações, suspensões e direção continuam como antes. A Toro passa segurança em curvas, mas convém não abusar, já que a frente balança um bocado em rotas sinuosas. A direção leve ajuda em manobras, mas também não contribui para uma condução mais esportiva, algo longe da proposta da picape.
Como o conjunto só está disponível na versão de entrada, a Toro manual não traz muito mais do que o essencial. O acabamento é bom, apesar dos materiais simples. O nível de ruído interno é contido e a montagem da cabine é boa. A nova central multimídia é simples de usar e responde rápido aos comandos. A quantidade de funções também é bem superior à do sistema antigo, bem como a tela de sete polegadas que facilita a interação com o usuário.