Você está lendo...
Fiat Toro 2020 terá versão com caçamba coberta
Lançamentos

Fiat Toro 2020 terá versão com caçamba coberta

Novidade da linha 2020, versão de topo Ultra tem cobertura rígida e transforma caçamba em porta-malas. Nova versão se junta à linha da Toro no fim do ano

Igor Macário, de Recife

11 de jul, 2019 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Toro
Fiat Toro Ultra
Crédito:Fiat/Divulgação

A Fiat revelou a linha 2020 da picape Toro com algumas novidades. Além de uma leve reestilização, o modelo ganhou nova versão de entrada Endurance e terá uma nova de topo, a Ultra.

Na base da gama, há duas configurações novas, a Endurance 1.8 com câmbio manual de cinco marchas – pela primeira vez oferecida na picape – e a Endurance a diesel com câmbio automático de nove marchas. Elas custam R$ 92.990 e R$ 129.990 respectivamente.

A lista de equipamentos é mais enxuta e há apenas itens básicos como ar condicionado, vidros e travas elétricas e direção assistida. Rádio e rodas de liga leve são opcionais. A Endurance a diesel tem rodas de 17 polegadas ante as de 16 cobertas por calotas da versão flexível.

Publicidade


Já o topo da linha ganhará a versão Ultra, cuja maior novidade é uma capota rígida para a caçamba. Além de mudar o visual da Toro, a cobertura permite que a caçamba seja usada quase como um porta-malas de um SUV. Segundo a Fiat, a peça é mais resistente à entrada de poeira e água, comuns em capas tradicionais de lona. A capota ainda suporta cargas superiores a 60 quilos. E deixa a Toro com o visual de algumas picapes artesanais dos anos 80.

A Ultra será lançada no último trimestre do ano e terá preço semelhante ao da Toro Ranch, que continuará à venda. A marca ainda não deu valores, mas confirmou que a picape custará cerca de R$ 150 mil. O motor é o 2.0 a diesel de 170 cv ligado ao câmbio automático de nove marchas.


A versão é recheada de itens de série como bancos de couro e central multimídia com tela de sete polegadas. A central, aliás, é novidade para toda a gama. O sistema substitui a antiga, e pequena, tela de cinco polegadas oferecida anteriormente.

Veja abaixo todos os preços da Toro 2020:

Endurance 1.8 manual: R$ 92.990
Endurance 1.8 automática: R$ 98.990
Freedom 1.8 automática: R$ 109.990
Volcano 2.4 automática: R$ 122.990
Endurance 2.0 diesel automática: R$ 129.990
Freedom 2.0 diesel automática: R$ 140.990
Volcano 2.0 diesel automática: R$ 152.990
Ranch 2.0 diesel automática: R$ 159.990

Veja como anda a Toro 1.8 manual

Uma das novidades na linha 2020 da Toro é a nova versão de entrada com câmbio manual, a Endurance. A configuração inédita traz o motor 1.8 flexível ligado a um câmbio manual de cinco marchas. O conjunto é agradável de guiar, com embreagem leve e de fácil modulação. O câmbio tem engates curtos e firmes, com movimentação de alavanca menor do que no hatch Argo, por exemplo.


Com o câmbio manual, a Toro de entrada fica ligeiramente mais ágil, sem um conversor de torque para roubar força do motor. No entanto, não há milagres e o 1.8 ainda sofre um pouco para levar os cerca de 1.600 quilos da picape. Retomadas ainda pedem algum planejamento e o motorista não pode hesitar em levar o motor a giros mais altos. O torque máximo só aparece a 3.750 rotações e o motor só acorda de verdade acima dos 4 mil giros. Aí, a picape embala e até ganha esperteza, às custas de maior consumo e ruído interno.

Sem alterações, suspensões e direção continuam como antes. A Toro passa segurança em curvas, mas convém não abusar, já que a frente balança um bocado em rotas sinuosas. A direção leve ajuda em manobras, mas também não contribui para uma condução mais esportiva, algo longe da proposta da picape.

Como o conjunto só está disponível na versão de entrada, a Toro manual não traz muito mais do que o essencial. O acabamento é bom, apesar dos materiais simples. O nível de ruído interno é contido e a montagem da cabine é boa. A nova central multimídia é simples de usar e responde rápido aos comandos. A quantidade de funções também é bem superior à do sistema antigo, bem como a tela de sete polegadas que facilita a interação com o usuário.


Deixe sua opinião