Renault, Volkswagen, Toyota e até Nissan já mostraram interesse em entrar no segmento de picapes intermediárias. E a proximidade da chegada da nova concorrência deixa a Fiat Toro ameaçada. Por isso, o modelo vai ganhar mudanças ainda neste ano. Sem troca de geração, a ideia da marca italiana é mudar o visual da veterana que, de quebra, ganhará nova motorização. Ou seja, substituirá o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv pelo 2.2 novo 2.2 turbodiesel Multijet, de 200 cv, que estreou na RAM Rampage no ano passado.
Entretanto, uma medida mais urgente já foi tomada pela Fiat. Por causa das novas regras estabelecidas pela oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L8), a picape perdeu potência no motor 1.3 turboflex. Em síntese, a nova regulamentação é mais rígida e impõe normas aos fabricantes brasileiros de veículos leves desde o dia 1º de janeiro deste ano.
Números
Por isso, a montadora precisou se adequar aos novos padrões e, agora, a potência da Toro se limita a 176 cv no 1.3 turboflex T270. O número serve tanto para o abastecimento com gasolina quanto com etanol. Antes, ficavam em, respectivamente, 180 cv/185 cv. O torque, todavia, se mantém em 27,5 mkgf (G/E) a partir de 1.750 rotações. Ademais, a picape vem com tração dianteira nos modelos flex e 4×4 na diesel, e o câmbio é automático de seis ou nove marchas, dependendo da versão.
De acordo com a Fiat, em nota enviada ao Jornal do Carro, “A Stellantis busca evoluir constantemente os seus produtos para cumprir as normativas de cada país e oferecer veículos com alto nível de performance, tecnologia e segurança para os consumidores. Os produtos normalmente têm evoluções técnicas com melhorias para o consumidor. As pequenas alterações de potência em alguns modelos são imperceptíveis na utilização cotidiana”.
Outros detalhes da Toro
De acordo com números da Fenabrave, associação das concessionárias do País, a Toro vendeu quase 54 mil unidades no ano passado no mercado brasileiro. Enquanto isso, a Renault Oroch não passou das 12.883 comercializações no mesmo período. A picape da Fiat – de 4,95 metros de comprimento – tem caçamba com abertura bipartida que pode levar até 937 litros e carregar até 1 tonelada.
Em relação a equipamentos, desde o modelo de entrada (Endurance, de R$ 155.990), a princípio, a Toro vem com seis airbags, controles de tração e de estabilidade, ar-condicionado e Hill Holder (freio com controle eletrônico para auxílio em rampas), banco do motorista com regulagem de altura e rodas com 16″ cobertas por calotas.
Na parte tecnológica, no entanto, a Toro pode vir – nas versões mais caras – com central multimídia de 10,1″ e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, bem como cluster digital de 7″ no quadro de instrumentos, por exemplo. E tem, ainda, ar-condicionado digital dual zone, os alertas de colisão e de saída de faixa, bem como carregador de smartphone wireless.
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