Mais de 500 mil unidades vendidas só no Brasil e liderança absoluta do segmento. A Fiat Toro, sem dúvidas, é um produto de sucesso. E, como diz o ditado, em time que está ganhando não se mexe, não é mesmo? Mas as regras mudaram e a picape intermediária fez um ajuste tático: trocou o motor 2.0 turbodiesel pelo 2.2 turbodiesel da Ram Rampage (e também do Commander). Será que a substituição surtiu efeito?
A marca italiana esconde o jogo. Diz que a troca de motores já estava nos planos. Mas, coincidentemente, a oitava fase do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores, o famoso Proconve L8, que adota regras mais rígidas em relação justamente à emissão de poluentes, está valendo desde o dia 1° de janeiro de 2025.
A motorização diesel ainda tem uma participação muito grande nas vendas da Toro: 35%. Ano passado, a caminhonete foi a terceira mais vendida no geral com quase 54 mil unidades.
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Fiat Toro melhora consumo… rodoviário
A Fiat Toro agora tem 200 cv de potência e 45,9 mkgf de torque — 30 cv e de 10,2 mkgf a mais na comparação com o anterior 2.0 turbodiesel, que tinha 170 cv e 35,7 mkgf. Na esteira da nova motorização vieram outras mexidas. A transmissão automática de nove marchas se manteve, mas trouxe um novo conversor de torque, nova calibração e um diferencial 14% mais longo. Uma vez que a potência e torque extras contribuem para um melhor desempenho.
O zero a 100 km saiu de 11,6 segundos para 9,6 s na opção diesel mais “em conta”. Na topo de linha, a marca é feito em 9,8 s — um ganho de 1,8 s. Já a velocidade máxima saiu de 193 km/h para 201 km/h. Por outro lado, o consumo de combustível melhorou apenas no ciclo rodoviário. A média urbana continua nos 10,5 km/l, mas agora a Toro faz 13,6 km/l na estrada (contra 13 km/l com o motor antecessor).
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Esta motorização está nas versões Volcano, de R$ 206.990, e Ranch, de R$ 224.990. As rivais diretas do segmento, como Chevrolet Montana, Renault Oroch e Ford Maverick, não chegam perto da Toro. A briga caseira pode ser com a Ram Rampage Big Horn, que traz o mesmo motor, mas tem uma pegada premium e tabela de R$ 237.990.
Com estes, preços, no entanto, a Fiat quer atrapalhar o jogo da categoria acima, das caminhonetes médias. Uma Ranger Black, por exemplo, configuração mais básica do modelo da Ford, custa R$ 230 mil. Vale lembrar que a Toro carrega 937 litros na caçamba e tem capacidade de carga de 1.010 kg.
Jogando fora de casa
A primeira avaliação da Fiat Toro com o novo motor turbodiesel foi em um lugar estranho para uma picape. Mas durante as três voltas no Circuito Panamericano, no interior de São Paulo, foi possível perceber a força extra da picape, principalmente nas retomadas. Claro que o ganho de velocidade é progressivo, sem arroubos esportivos, e sem fazer você suar no banco. Entretanto, nem é esse intuito.
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A marca, no entanto, manteve o bom isolamento acústico e controlou a vibração inerente aos motores diesel com novos coxins e também cargas de suspensão para proporcionar mais conforto. Em velocidade de cruzeiro, a 120 km/h na reta, o conta-giros marca 1.500 rpm e o ruído é bem controlado.
Surpreendente também o comportamento da picape de quase duas toneladas na pista, com contornos sem pregar sustos, sem rolagens demasiada da carroceria e com uma resposta de volante bastante aceitável. Com mais força, a Fiat também redimensionou os freios, e os discos passaram de 305 mm para 330 mm. A caminhonete estanca quando é preciso montar no pedal da esquerda. No campo da picapes intermediárias, a Fiat Toro ainda está com a bola toda.
PRÓS
O motor deu mais fôlego para a Fiat Toro diesel nas arrancadas e retomadas. O nível de equipamentos é de carro de passeio, com tela multimídia grande e equipamentos de segurança. Por fim, o preço competitivo vai colocar uma pulga atrás da orelha de quem busca uma picape média de entrada.
CONTRAS
Manobrar a Fiat Toro continua, decerto, a ser difícil devido ao diâmetro de giro de 12,4 m. Colocar a picape em uma vaga é uma tarefa árdua. Ademais, o freio de estacionamento não é eletrônico e é preciso ficar atento ao tanque de 13 litros de Arla 32 para o funcionamento ideal do motor diesel.
FICHA TÉCNICA
Fiat Toro Ranch 2025
Motor: 2.2, quatro cilindros, injeção direta, turbodiesel
Potência: 200 cv a 5.750 rpm
Torque: 45,9 mkgf a 1.500 rpm
Câmbio: Automático com 9 marchas
Tração: 4×4
Tanque de combustível: 47 litros
Suspensões: Independente do tipo McPherson (dianteira) e multilink (traseira)
Freios: Discos ventilados com pinça flutuante (dianteira) e tambores (traseira)
Comprimento: 4,94 m
Largura: 1,85 m
Altura: 1,67 m
Entre-eixos: 2,98 m
Altura do solo: 19,4 cm
Ângulo de entrada: 25,3 graus
Ângulo de saída: 28,2 graus
Caçamba: 937 litros
Peso (ordem de marcha): 1.945 kg
Preço: R$ 224.990
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