Que o mercado de picape no Brasil é disputado, todo mundo sabe. Desde compactas até as grandes, todas querem um pedaço das vendas da rival no mesmo segmento. Entretanto, quando a Fiat apresentou recentemente a nova Toro Volcano com novo motor 2.2 Turbodiesel, viu potencial para incomodar opções médias de entrada, como a Ford Ranger Black, por exemplo.
Pensando no mercado das picapes de entrada com motor a diesel, criamos um comparativo técnico com as duas opções mais baratas com esse combustível, e contamos suas minúcias abaixo, confira.
Desempenho: qual picape diesel anda mais?

A Fiat Toro agora tem um 2.2 Multijet de 200 cv de potência e 45,9 mkgf de torque. A transmissão automática de nove marchas se manteve, mas trouxe um novo conversor de torque, nova calibração e um diferencial 14% mais longo. O zero a 100 km acontece em 9,6s, e sua tração é 4×4.

Já a Ranger Black usa o motor 2.0 Panther de 170 cv e 41,3 mkgf de torque, junto de uma transmissão automática de seis velocidades. Seu 0 a 100 km/l é um pouco mais lento, com 12 segundos. Entretanto, tem sistema 4×2 com tração traseira, apenas.
Consumo: ligeira vantagem para a picape da Fiat
No consumo, apesar de próximos, os números favorecem a Toro. A opção da Fiat consegue fazer, segundo dados oficiais, 10,5 km/l na cidade, e 13,6 km/l na estrada. Contudo, a Ranger, considerando dados oficiais, 10,1 km/l na cidade, e 12,4 km/l na estrada.
Tecnologia embarcada e itens de série

A Fiat Toro Volcano vem equipada com bancos de couro, ar-condicionado digital dual-zone, volante ajustável em couro e central multimídia de 8,4” com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Conta com seis airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, sensores de estacionamento e câmera de ré. O modelo ainda possui faróis Full LED, carregador de celular por indução, painel digital de 7”, rodas de liga leve de 18” e acabamento cromado.

Os itens oferecidos na Ford Ranger Black acabam remetendo aos encontrados na versão XLS 2.0 TD, entretanto. O que se traduz em acendimento automático dos faróis; seletor de modos de condução; carregador por indução; câmera de ré, 7 airbags e sensor de estacionamento traseiro, painel digital de 8 polegadas, e a central multimídia Sync 4, em posição vertical, com 10 polegadas, por exemplo.
Dimensões e preço das picapes
A Toro Volcano mede comprimento de 4,94 m, largura de 1,84 m, altura de 1,73 m e distância entre eixos de 2,99 m. A altura livre do solo é de 23 cm, a caçamba possui capacidade de 937 litros e a carga útil é de até 1.010 kg. Além disso, a capacidade de reboque é de até 400 kg. Seu preço é de R$ 206.990.
Já a Ranger Black mede 5,35 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,85 m de altura, entre-eixos de 3,22 m e distância livre do solo de 23 cm. A picape carrega até 1.200 kg, tem 1.250 litros de caçamba e capacidade de reboque de 3.500 kg, por exemplo. A picape da Ford custa, atualmente, R$ 230 mil.
O Jornal do Carro também está no Instagram!